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Consumo fora do lar registra aumento de 38% em faturamento, segundo Kant

O faturamento do consumo fora de casa (OOH) no Brasil em 2024 teve um aumento de 38%, conforme apontado pela Kantar no relatório “Números do Brand Footprint 2024”. Esse crescimento é superior ao observado no consumo dentro de casa, que registrou um aumento de 18% no mesmo período. 

Comportamento do consumidor 

A dinâmica do consumo fora do lar tem sido fortemente influenciada pela conveniência e pelo hábito. No primeiro semestre de 2023, a conveniência foi responsável por 29% das ocasiões de consumo, um aumento de 3% em relação ao mesmo período do ano anterior 

De acordo com a pesquisa, que analisou o comportamento de compra em 430 mil lares, quase 20% dos brasileiros adquirem produtos para consumo em residências de terceiros, como de amigos ou familiares. Isso representa um acréscimo de quase 4 milhões de pessoas em 2024, com um aumento no tíquete médio de 15% ao se alimentar no local e de 16% em pedidos via delivery. 

Canais de compra predominantes 

Os principais canais de compra fora do lar, que juntos representam mais da metade do mercado, são: 

  • Ambulantes (14%), 
  • Hiper e supermercados (13%), 
  • Bares (11%), 
  • Padarias (9%), 
  • Mercadinhos e mercearias (8%). 

Perspectivas de mercado 

Hudson Romano, head de Consumo Fora do Lar da Kantar, observa que, apesar do aumento de preços, o mercado OOH está crescendo através de novos canais, comportamentos e estratégias de marcas. Ele destaca a importância da inovação fora dos canais tradicionais como uma estratégia para explorar esse desenvolvimento. 

Marcas líderes no consumo fora de casa 

No que diz respeito às marcas mais consumidas fora de casa, as cinco principais, de acordo com a métrica Consumer Reach Points (CRP) da Kantar, são: 

  • Coca-Cola (256,15 de CRP), 
  • Fanta (48,99 de CRP), 
  • Crystal (39,22 de CRP), 
  • Bauducco (34,85 de CRP), 
  • Lacta (33,65 de CRP). 

Além dessas grandes marcas, marcas menores também estão conquistando espaço no mercado OOH, com sete em cada dez marcas presentes neste segmento tendo até 10% de penetração, atingindo menos de 5 milhões de consumidores. 

Fonte: Mercado & Consumo

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