DestaqueNotícias

A ascensão do consumo alimentar dentro e fora do lar e o impacto na expansão do setor de foodservice 

O panorama do consumo alimentar no Brasil tem se transformado de maneira significativa. Segundo o levantamento Consumer Insights 2023, elaborado pela Kantar, o consumo dentro do lar atingiu um crescimento histórico, enquanto o consumo fora de casa superou os níveis pré-pandemia pela primeira vez. 

Dinâmica do Consumo Fora do Lar 

A dinâmica do consumo fora do lar tem sido fortemente influenciada pela conveniência e pelo hábito. No primeiro semestre de 2023, a conveniência foi responsável por 29% das ocasiões de consumo, um aumento de 3% em relação ao mesmo período do ano anterior. Por outro lado, o consumo por hábito também viu um crescimento, passando de 9% para 12%. Este crescimento pode ser atribuído à retomada econômica, com os consumidores gastando mais, mesmo com a inflação em alta. De fato, entre 2022 e 2023, o valor gasto aumentou em impressionantes 28%, enquanto o volume de unidades cresceu 3,8%. 

Um fator determinante para este aumento é a participação mais ativa das classes mais altas no mercado de alimentação. As classes A e B, por exemplo, ampliaram suas compras em 6,2%. A retomada de rotinas, como o café da manhã fora de casa, também teve um papel crucial, crescendo 36%. Além disso, o compartilhamento de refeições, seja no ambiente de trabalho ou em momentos familiares, cresceu 14%, sublinhando o papel social da alimentação. 

Crescimento do Consumo Fora do Lar e Expansão do Foodservice 

A expansão do setor de foodservice é evidente pelo crescente número de estabelecimentos ativos. Atualmente, o Brasil conta com 1,6 milhão de estabelecimentos, segundo dados do Instituto Foodservice Brasil (IFB) e da Driva

Dentro deste cenário, as lanchonetes se destacam com aproximadamente 227 mil unidades em todo o país. Em seguida, temos os bares com 144,36 mil unidades e estabelecimentos com menus variados, somando 85,42 mil. São Paulo, adicionou 46 mil novos estabelecimentos voltados ao consumo fora do lar recentemente, seguido por Minas Gerais com 18 mil unidades, Rio de Janeiro também com 18 mil unidades e Paraná com 10 mil unidades. 

Tendências do Consumo Dentro do Lar 

Dentro do lar, a busca pelo sabor tem sido o principal destaque, passando de 19% para 25% das ocasiões de consumo. O carrinho de compras dos brasileiros também tem crescido, com um aumento de 20% em valor e 9,3% em unidades no primeiro semestre de 2023, em comparação com o mesmo período de 2022. 

Produtos em Alta e a Influência das Promoções 

Refrigerantes, chocolates e biscoitos e bolachas lideram a lista de produtos mais consumidos, com crescimentos de 2,4%, 1,7% e 1%, respectivamente. Além disso, 42% das compras foram influenciadas por promoções no segundo trimestre de 2023. 

Para se manter atualizado sobre as últimas novidades e tendências do setor, continue acompanhando o blog da ANR. 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo