A ANR

Nas décadas de 1960 e 1970, mudanças sociais relativas a trabalho, lazer, saúde e conveniência, impactaram o setor de alimentação fora do lar, que cresceu e se desenvolveu rapidamente, em grandes centros urbanos.

Em 1990, como resultado dessas mudanças, um grupo de empresários de restaurantes de São Paulo criou a Aprest (Associação Paulista de Restaurantes) para que pudessem centralizar o diálogo com órgãos de Governo e discutir aperfeiçoamentos técnicos e operacionais para os seus negócios. Negociações bem sucedidas resultaram em seguidas reduções do ICMS em São Paulo e de aproximações com os entes regulatórios do setor, e a associação cresceu e ampliou sua representatividade.

Em 2007, atendendo demandas de empresários e gestores de outros estados, a Aprest transformou-se em uma associação nacional de restaurantes, a ANR.

A partir de então, ampliou de 70 para cerca de 2.000 marcas diferentes a sua relação de associados, responsáveis por mais de 12.000 estabelecimentos em todos os estados brasileiros, que representam grande diversidade da gastronomia, em restaurantes, franquias, redes de alimentação, bares, sorveterias, buffets, cafés, quiosques.

A ANR – Associação Nacional de Restaurantes, associação civil sem fins lucrativos, representa as empresas de alimentação fora do lar em todo o país, setor com faturamento anual de aproximadamente R$ 200 bilhões .

O segmento é, também, gerador expressivo de empregos no país, sobretudo em relação a jovens, respondendo por mais de 1.500.000 de empregos formais diretos, além de se constituir em importante porta de entrada para o primeiro emprego com carteira assinada e a capacitação de mão de obra para este e outros setores econômicos.

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