O setor de foodservice no Brasil apresenta sinais positivos de retomada, conforme indica a pesquisa Alimentação Hoje: a visão dos operadores de foodservice. Conduzido pela ANR, Galunion e ABIA, o levantamento revela que 55% dos operadores tiveram aumento de faturamento no primeiro semestre de 2024 em relação ao mesmo período de 2023. No entanto, desafios como a inflação e a falta de mão de obra qualificada ainda pressionam o segmento.
O ano de 2024 mostrou sinais de recuperação para o setor de alimentação fora do lar, com alguns estabelecimentos apresentando bons números. No entanto, é fundamental salientar que o segmento ainda atravessa um momento delicado, com grande parte dos estabelecimentos ainda sentindo os reflexos dos últimos anos. Os empreendedores estão se adaptando às novas condições do mercado, o que contribui para esse processo de retomada, mas ainda temos um longo caminho a percorrer”, afirma Fernando Blower, diretor-executivo da ANR.
Recuperação e o papel do foodservice no Brasil
A pesquisa, realizada com 453 marcas e representando mais de 7.400 pontos de venda, revelou que 86% dos operadores reportaram lucratividade em 2024. A maioria dos respondentes (74%) é formada por operadores independentes com até três lojas, enquanto 13% correspondem a redes e franquias. Além disso, 61% das operações estão localizadas no Sudeste, e 40% têm mais de 10 anos de atividade.
Delivery em ascensão, mas com oportunidades
O delivery segue como uma peça-chave para muitos negócios no setor de foodservice no Brasil. Para 25% dos operadores, ele representa até 40% do faturamento. Ainda assim, 11% das empresas não oferecem essa modalidade, demonstrando que há espaço para expansão.
Retenção de talentos: um obstáculo persistente
A dificuldade em contratar e reter colaboradores qualificados continua a ser um dos maiores desafios enfrentados pelos operadores. Entre os entrevistados, 59% destacaram problemas nesse campo, incluindo:
- Escassez de profissionais qualificados (34%).
- Altos custos com pessoal (28%).
- Retenção de talentos (25%).
Manter a equipe engajada e oferecer benefícios atraentes são estratégias indispensáveis para lidar com essa situação.
Foco na inovação e sustentabilidade
A pesquisa “Alimentação Hoje: a visão dos operadores de foodservice” destacou que 77% dos operadores estão investindo na inovação do cardápio, enquanto 71% apostam em pratos clássicos e populares. Estratégias de engajamento, como promoções e lançamentos sazonais, também estão em alta.
A sustentabilidade se consolida como um dos pilares das operações:
- 91% controlam desperdícios.
- 86% incentivam o consumo consciente.
- 73% utilizam embalagens ambientalmente responsáveis.
“Inovar constantemente exige compreender o que faz sentido para os seus consumidores nas ocasiões de consumo mais relevantes do momento. Após a pandemia, temos tanto a questão de produtos economicamente acessíveis como o fortalecimento da experiência e do encontro entre as pessoas”, comenta Simone Galante, fundadora e CEO da Galunion.
Perspectivas para o futuro
A pesquisa estima que o foodservice no Brasil deve crescer entre 4% e 5% até o final de 2024, com vendas projetadas em R$ 257,7 bilhões. João Dornellas, presidente da ABIA, reforça a importância de investir em inovação e manter parcerias sólidas no setor.
Em 2024, estimamos que o segmento represente o montante de R$ 257,7 bilhões nas vendas da indústria de alimentos no mercado interno, um crescimento de 9,7% em relação a 2023. O resultado destaca a relevância deste canal para o setor alimentício e reforça a necessidade de investimentos contínuos em inovação e um comportamento colaborativo com distribuidores e operadores, a fim de identificar as oportunidades e atender, com agilidade, as demandas dos consumidores, ávidos por novidades”, afirma João Dornellas, presidente executivo da ABIA.