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Inteligência Artificial: 10 aplicações que estão transformando o foodservice 

Alavancar as vendas e conquistar mais clientes são os principais objetivos de quem trabalha com alimentos e bebidas, conforme apontado por 53% dos participantes da última pesquisa de operadores realizada pela Associação Nacional de Restaurantes (ANR), Galunion e Abia. O setor de foodservice está passando por uma transformação digital, acelerada pela pandemia, que fez com que clientes e empresas superassem barreiras tecnológicas para aumentar a eficiência e comodidade nos negócios. Desde então, a Inteligência Artificial (IA) tem sido cada vez mais explorada como uma ferramenta estratégica. 

Fernando Blower, diretor executivo da ANR, destacou em uma matéria para o site Mercado e Consumo, que investir em novas tecnologias pode trazer benefícios operacionais, melhorar a experiência do cliente e ajudar na tomada de decisões. Diferentemente de anos atrás, quando a implementação de sistemas tecnológicos era cara e complexa, hoje existem soluções acessíveis até para pequenas empresas. 

Veja dez maneiras práticas de utilizar a IA no foodservice: 

1. Personalização de produtos 

A IA pode oferecer recomendações de menu baseadas nas preferências e no histórico de pedidos dos clientes, tanto em aplicativos móveis quanto em quiosques de autoatendimento e chatbots. Isso facilita a personalização dos pedidos e melhora a relação com os clientes a longo prazo. 

2. Previsão de demanda 

Com a análise de dados históricos de vendas, padrões sazonais, eventos locais e condições climáticas, a IA pode prever a demanda futura, ajudando a otimizar o estoque e reduzir o desperdício de alimentos. 

3. Automação de processos 

A tecnologia pode automatizar diversos processos, desde a gestão de pedidos e pagamentos até a operação de equipamentos de cozinha, aumentando a eficiência e reduzindo erros. 

4. Análise de feedback 

Ferramentas de IA podem analisar automaticamente o feedback dos clientes em redes sociais, sites de avaliação e pesquisas de satisfação, ajudando a identificar preferências e áreas de melhoria. Chatbots podem ser usados para interações diretas com os clientes, tornando a comunicação mais eficiente. 

5. Gestão de custos 

A IA pode otimizar preços, prever o custo dos ingredientes e automatizar tarefas de contabilidade e folha de pagamento. Plataformas inteligentes podem identificar oportunidades de preços e promoções em tempo real, tornando o restaurante mais competitivo. 

6. Segurança dos alimentos 

Algoritmos podem monitorar a segurança dos alimentos, identificando riscos de contaminação e alertando os operadores para tomar medidas emergenciais. Eles também podem controlar remotamente a temperatura dos equipamentos refrigerados e emitir etiquetas de produção e validade. 

7. Controle de desperdícios 

Plataformas de IA podem monitorar sobras e descartes de alimentos, gerando dados em tempo real sobre desperdícios e ajudando a controlar o CMV (Custo da Mercadoria Vendida). 

8. Criação de conteúdos digitais 

Soluções de IA generativa podem apoiar as áreas de marketing na produção de conteúdos como textos, imagens, vídeos e áudios, aumentando a produtividade e criatividade. 

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