A contratação e retenção de profissionais no setor de bares e restaurantes têm se mostrado um dos maiores desafios do segmento, especialmente em períodos de alta temporada, como o verão. A crise de mão de obra e a alta rotatividade elevada são uma realidade que impacta diretamente a operação e a qualidade do atendimento, dificultando a formação de equipes estáveis e comprometidas.
Um problema que se intensifica no verão
Fernando Blower, Diretor Executivo da ANR, destaca que, embora a dificuldade de encontrar e manter colaboradores seja uma constante ao longo do ano, o período de verão agrava a situação. “O surgimento de muitas vagas temporárias em outros setores com remunerações mais atrativas acaba gerando uma debandada de profissionais de bares e restaurantes”, explica.
Além disso, a alta rotatividade é reflexo de questões estruturais da sociedade e da economia brasileira. “A solução para esse problema não depende apenas do setor. Contudo, iniciativas como a melhoria da cultura interna e o investimento em propósito podem ajudar a reter talentos”, completa Blower.
Valorização como estratégia
A ZAMP, master-franqueada das redes Burger King e Popeyes no Brasil, com mais de 16 mil funcionários, aposta na valorização como estratégia. Mafoane Odara, Diretora de Pessoas, Cultura e Transformação da empresa, afirmou durante a 4ª edição do SindNews, organizada em maio pelo SindRio, coligado da ANR, que o foco deve estar no engajamento dos colaboradores. “Não gosto do termo ‘retenção’, pois ele sugere impedir que o funcionário saia. O mais importante é valorizar os profissionais, que são a essência de qualquer negócio.”
Impactos da rotatividade no setor
Empreendedores do ramo sentem os efeitos da alta rotatividade e a crise de mão de obra. Guilherme Temperani, proprietário de estabelecimentos como Vila Anália e Temperani Trattoria, em São Paulo, revela que perdeu muitos funcionários para aplicativos de transporte. O chef André Mifano, do restaurante Donna, enfrentou dificuldades ainda maiores: “Planejava reabrir em 5 de janeiro, mas só consegui no dia 28, devido à falta de funcionários.”
Estratégias para atrair talentos
Adotar medidas práticas pode ajudar a reduzir o turnover no seu negócio de foodservice e superar a crise de mão de obra, especialmente em períodos de alta temporada. Otimizar o processo de seleção, com perguntas objetivas e espaço para expressão dos candidatos, é um passo inicial importante. Além disso, investir em treinamentos contínuos e no desenvolvimento de lideranças fortalece o ambiente organizacional. Valorizar o feedback da equipe, criar canais para ouvir suas opiniões e reconhecer os esforços individuais são práticas que estimulam um ambiente de trabalho positivo, ajudando a reduzir a rotatividade e elevar o nível de produtividade e satisfação no negócio.
Você, empreendedor do setor, também enfrenta desafios para contratar e reter talentos?