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5 Estratégias para reduzir o turnover no seu negócio de foodservice

Bares e restaurantes, apesar de serem ambientes que geralmente proporcionam oportunidades de aprendizado, muitas vezes enfrentam altas taxas de rotatividade de funcionários, conhecida como turnover.  

Mas você já parou para entender os principais motivos por trás disso e as consequências para o seu negócio? 

As razões para a alta taxa de rotatividade no setor de foodservice no Brasil são diversas e podem incluir baixos salários, jornadas de trabalho extensas, ambiente de trabalho estressante, falta de oportunidades de crescimento profissional e outros desafios específicos da indústria. 

O alto índice de turnover é um desafio para as empresas do setor, pois impacta diretamente nos custos operacionais, na satisfação do cliente e na qualidade do serviço prestado, uma vez que a capacitação de novos colaboradores demanda tempo, chegando a levar de um a três meses para que atinjam plena performance.  

É fundamental que os gestores de bares e restaurantes estejam atentos a essa questão e adotem medidas para aumentar a retenção de talentos, o que pode trazer benefícios significativos para o sucesso e a sustentabilidade do negócio.  

Veja algumas medidas que podem ser adotadas em seu negócio para minimizar ou até evitar a alta rotatividade de colaboradores. 

  1. Otimize o processo de contratação  

Invista em um processo de seleção eficiente para filtrar os melhores candidatos que se alinhem às características da vaga e da empresa. Além de perguntas objetivas, permita que os candidatos se expressem, demonstrando habilidades de raciocínio e articulação. 

  1. Invista em treinamento e desenvolvimento da equipe 

Além da contratação de bons profissionais, invista em treinamento contínuo para engajar os colaboradores e elevar o nível da qualidade do serviço. Uma equipe alinhada e engajada pode proporcionar benefícios que vão além da redução da rotatividade, como melhoria na qualidade do atendimento, diminuição de erros e aumento da produtividade. 

  1. Alocar recursos na equipe e liderança é crucial 

 Um ambiente dinâmico, como o de bares e restaurantes, requer profissionais habilidosos no relacionamento interpessoal. Líderes bem preparados são capazes de aprimorar os processos e garantir uma operação mais eficiente, além de criar um ambiente positivo, reduzindo a rotatividade de funcionários. 

  1. Incentive o feedback 

Entenda as insatisfações da equipe através do feedback genuíno. Ofereça diversas formas para que os colaboradores possam expressar suas opiniões, como formulários anônimos, caixa de sugestões e reuniões em grupo. Depois de coletar essas informações ficará mais fácil de entender e direcionar seus esforços para solucionar determinadas questões. 

  1. Reconheça o trabalho bem-feito 

Valorize os esforços da equipe reconhecendo suas contribuições. Preste atenção às atividades do time e elogie as boas ações. Você também pode incentivar uma competição saudável, premiando aqueles que se destacam. 

Entenda que seus colaboradores são a essência do seu negócio. Criar um ambiente de trabalho saudável, oferecer oportunidades de crescimento e valorizar suas contribuições resultará em uma equipe engajada e satisfeita. Isso se refletirá em um atendimento excepcional, fidelização de clientes e, consequentemente, maior sucesso e lucratividade para o seu bar ou restaurante. 

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