Conheça algumas tendências de menu para 2024
Empreededores do setor de alimentação fora do lar sabem que estamos diante de um mercado extremamente dinâmico. A concorrência acirrada e os consumidores constantemente em busca de novidades e experiências diferenciadas, ficar à frente das tendências não é apenas uma opção, mas uma necessidade.
Segundo o site Restaurant Business, percebe-se uma tendência de polarização crescente entre os consumidores, um declínio no consumo de alimentos ultraprocessados e um interesse cada vez maior pela culinária asiática, sinalizando um ano repleto de inovações e possibilidades no setor.
Veja as principais tendência para 2024 de acordo com o site Restaurant Business.
1. Happy Hour como novo jantar
A tendência é que os consumidores busquem opções de happy hour em substituição aos jantares mais caros. Restaurantes estão oferecendo menus de happy hour com uma variedade de bebidas alcoólicas e não alcoólicas, atendendo a demanda crescente por coquetéis artesanais e opções com baixo teor alcoólico.
2. Spritzes e bebidas refrescantes
Spritzes, como Aperol e Campari, estão ganhando popularidade, juntamente com outras bebidas de baixa graduação alcoólica. A tendência é um reflexo do interesse crescente por bebidas leves e refrescantes.
3. Jantares individuais
Restaurantes estão adaptando seus espaços e menus para acomodar clientes que jantam sozinhos, oferecendo entradas exclusivas e combinadas com vinho a preços especiais, especialmente em balcões e áreas de bar.
4. Tamarindo: sabor do Ano
A McCormick & Company nomeou o Tamarindo como o Sabor do Ano de 2024. Este sabor ácido e doce está influenciando uma variedade de culinárias, com restaurantes incorporando-o em novas receitas.
5. Algas em alta
Envolvendo desde espécies marinhas até variantes ricas em antioxidantes como a espirulina, as algas surgem como uma das principais tendências para 2024. Este aumento no interesse deve-se aos seus benefícios para a saúde e ao apelo da sustentabilidade.
6. Influenciadores e desenvolvimento de menu
As redes sociais, especialmente plataformas como TikTok e Instagram, estão influenciando fortemente o desenvolvimento de menus. Tendências virais estão levando a criações de curto prazo e experimentais, refletindo um desejo de conforto, comunidade e curiosidade.
E você, como está se preparando para aplicar novas tendências este ano em seu estabelecimento?
Confira a lista completa aqui.