Notícias ANR

Cobertura Encontro ANR | 3ª edição – 25 de junho de 2024 

Na última terça-feira, dia 25 de junho aconteceu em São Paulo a 3ª edição do Encontro ANR, uma iniciativa da Associação Nacional de Restaurantes (ANR) que visa promover o compartilhamento de conhecimento e oportunidades de negócios entre seus associados.  

Os participantes, tanto presenciais quanto online, tiveram a oportunidade de engajar em bate-papos sobre temas relevantes para o setor, trocar ideias com outros empreendedores e discutir desafios. 

Alexandre Buarque, Gestor de Projetos e Parcerias da ANR, deu início ao evento agradecendo a presença dos participantes, além de agradecer aos patrocinadores e parceiros: Coca-Cola FEMSA, McDonald’s, Cargill, Villa Camarão, Omni, Bureau Veritas, Prática, Atena.ai, Sanity, Galunion, Future Tank, Politi Academy e Canal Restaurante.  

Em seguida, Fernando Blower, Diretor Executivo da ANR, subiu ao palco destacar a importância do evento. Ele enfatizou que o Encontro ANR é uma oportunidade única para reunir pessoas da indústria, desenvolvedores, associados e especialistas, promovendo um ambiente de troca de experiências e aprendizado mútuo. 

Principais Pautas do Evento 

Atualizações jurídicas com Silvia Monteiro e Fábio Cury 

Para iniciar as rodas de conversa, Silvia Monteiro e Fábio Cury, do Escritório Urbano Vitalino Advogados, foram convidados a falar sobre as questões jurídicas que afetam o foodservice. O Escritório Urbano Vitalino Advogados assessora a ANR em várias questões jurídicas, e ambos forneceram uma visão geral das questões recentes e potenciais impactos no setor.  

Em relação às questões tributárias, um dos principais pontos discutidos foi a reforma tributária, um processo longo e ainda conturbado. A primeira etapa da reforma, de natureza constitucional, estabeleceu as premissas básicas da reforma, especialmente para os setores mais afetados como o foodservice, com foco no ICMS, PIS e COFINS.  

Fábio também mencionou a nova declaração da Receita Federal, a DIRBI (Declaração de Incentivos, Renúncias, Benefícios e Imunidades de Natureza Tributária), que é uma obrigação acessória para empresas que usufruem de benefícios fiscais, incluindo o PERSE.  

Silvia Monteiro abordou a questão das folgas quinzenais aos domingos para mulheres, um tema que tem gerado muitas dúvidas entre os associados. A ANR está em negociações coletivas com sindicatos de outros Estados da Federação para permitir a concessão de folgas em outros dias da semana, visando equilibrar as operações e evitar discriminação na contratação de mulheres. 

Tendências do NRA 2024 

João Baptista, Diretor de Franquias do Rei do Mate, Jéssica Carvalho Montes, Gerente de Marketing Seara Food Solutions, e Milton Machado, Diretor na Prática, compartilharam suas percepções sobre as tendências observadas na NRA 2024, mediadas por Simone Galante, CEO da GALUNION. 

Simone começou mostrando um panorama do mercado americano, que projeta 1,1 trilhão de dólares em vendas para 2024, com mais de 1 milhão de estabelecimentos nos Estados Unidos, sendo aproximadamente 70% na área de bares e restaurantes.  

Neste ano, a Missão Técnica da ANR, em parceria com a Galunion, ABF e ABERC, levou 200 integrantes para a NRA Show 2024 em Chicago. Eles tiveram a oportunidade de descobrir as últimas tendências e inovações no setor de alimentação e hospitalidade. A maior feira de foodservice das Américas ocupava uma área equivalente a 12 estádios de futebol e aconteceu nos dias 18 a 21 de maio  deste ano. 

Jéssica Carvalho iniciou falando sobre a importância da presença da indústria na feira. Em seu segundo ano participando, ela destacou que o grupo foi muito diverso e que entender as diferentes expectativas dos consumidores é essencial para oferecer as melhores soluções. 

João Baptista, que já participou 23 vezes do evento, destacou que a NRA oferece uma oportunidade de imersão para adquirir conhecimento e conexões, enfatizando a importância da troca de experiências e a reflexão sobre o próprio negócio. 

Milton Machado, por sua vez, pontuou que equipamentos compactos e flexíveis, com conectividade para monitoramento de ativos e atualização de receitas, são tendências em crescimento. 

Simone Galante destacou cinco principais insights da feira

  1. Fácil e conveniente: valorização de operações simples, fluidas e sem erros 
  1. Nutrir para viver: comfort food e menores porções, promovendo uma alimentação que apoia a longevidade ou proporciona intensidade de sabores. 
  1. Autêntico e transparente: necessidade de elementos de comunicação transparentes com os consumidores. 
  1. Sempre relevante: ajustar os padrões para facilitar a comunicação sobre sustentabilidade, investir em adaptações de receitas já existentes e conhecer novas tecnologias 
  1. Tecnologia a favor da hospitalidade: incorporar a tecnologia de forma relevante, aliada ao lado humano do negócio 

Histórias de sucesso na gestão de operações multi marcas 

Após uma pausa para o coffee break, foi a vez de João Adas, CEO da Cia. Tradicional do Comércio, e Bruno Gorodicht, Sócio Executivo do Grupo IMPETTUS, compartilharem suas experiências na gestão de operações multi marcas. A mediação foi realizada por Erik Momo, CEO da Pizzeria 1900 e vice-presidente da ANR.  

João Adas, falou sobre os desafios de administrar um negócio com tantas marcas. Fundada em 1995, a empresa conta com mais de 1.500 profissionais, 53 lojas e 12 marcas. Ele destacou seis pontos mais relevantes no dia a dia: 

  1. Diferentes marcas, uma cultura só: uma cultura unificada, sustentada por valores e processos comuns, e uma missão compartilhada, são os pilares que impulsionam nossas marcas para o sucesso. 
  1. Accountability: a responsabilidade individual fortalece a unidade e o desempenho das marcas. 
  1. Visão matriz: a estratégia certa é saber o que unir e o que separar. 
  1. Gestão multimarcas: Cada marca possui um propósito claro. Cada empresa precisa ter um posicionamento único, respeitando os elementos de cada marca. 
  1. Soluções diferentes para problemas diferentes: evite a planificação; o mesmo remédio não cura problemas diferentes entre marcas distintas. 
  1. Priorize com paixão e atenção, sem esquecer das marcas pequenas: todas as marcas, independentemente do tamanho, merecem a mesma atenção e paixão na gestão. 

Bruno Gorodicht, Sócio Executivo do Grupo IMPETTUS, abordou os desafios de um modelo de negócios que expandiu através de franquias. O grupo é formado pelo Espetto Carioca, Bendito, Mané, Buteco Seu Rufino, Carioca Foods e OMG. Crescendo por meio da aquisição de marcas, o grupo agora conta com 102 unidades em seis estados. Ele comentou sobre o foco de expansão para além do Sudeste e destacou os principais desafios. Ao fazer uma aquisição, é realizada uma pesquisa de investigação para garantir que os valores das pessoas que criaram o negócio estejam alinhados com os do Grupo IMPETTUS além de ressaltar que é essencial identificar o público-alvo local, entender o perfil dos franqueados e adaptar as estratégias de coordenação dentro do grupo. 

Participe do próximo Encontro ANR 

Se você gostou dos temas discutidos no Encontro ANR, não pode perder as próximas edições.  

O evento é uma plataforma essencial para o compartilhamento de conhecimento, networking e exploração de novas oportunidades de negócios no setor de restaurantes. Com uma programação diversificada e rica em conteúdo, cada edição do Encontro ANR reforça a importância de estarmos sempre atualizados e conectados com as inovações do mercado. 

O próximo encontro já tem data marcada! 

🗓 Data: 01/10 | Terça-feira    

⏰ Horário: 9h às 12h30    

📍Local: Restaurante Praça São Lourenço | Rua Casa do Ator, 608 – Vila Olímpia, São Paulo 

Não fique de fora! Faça o seu pré-cadastro e receba todas as informações no link abaixo. 

Confira abaixo o vídeo completo do Encontro ANR no Youtube.

https://www.youtube.com/watch?v=FQqKLo2qzUs

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo