DestaqueParceiros

Um sistema de ERP especializado no setor de food service é decisivo para o sucesso de um restaurante 

ERP EVEREST 3.0, uma das marcas mais reconhecidas no mercado, cuida da gestão dos estabelecimentos de ponta a ponta 

Há um ingrediente de sucesso na trajetória de qualquer restaurante que não se saboreia de garfo e faca – sequer chega a ser visível aos olhos. Mas, é tão importante quanto as opções do menu que o estabelecimento oferece e a qualidade do atendimento prestado. Aliás, esse ingrediente é decisivo para que a cozinha funcione e tudo mais esteja em ordem, para que o público se satisfaça e, mais ainda, para que o negócio seja viável e próspero. 

Estou falando da tecnologia empregada nos bastidores da operação, o sistema de gestão que conecta todos os processos do negócio. Quem é do ramo, sabe que não pode ser qualquer sistema. Diante da complexidade e das especificidades de negócios como bares e restaurantes, o segredo do chef está em utilizar um sistema ERP especializado no food service

A ACOM Sistemas, empresa curitibana de tecnologia, sabe bem disso, e com sua expertise de mais de 20 anos no desenvolvimento de softwares de gestão, oferece soluções ao mercado que atendem às necessidades de bares, restaurantes, bares, lanchonetes, entre outros negócios do setor. É da ACOM Sistemas uma das soluções mais reconhecidas no mercado, o ERP EVEREST 3.0, um sistema de gestão baseado em machine learning e inteligência artificial, com automatizações, integrações e ferramentas que transformam o backoffice em um poderoso ecossistema

Em síntese, o ERP EVEREST 3.0 cuida da operação do restaurante de ponta a ponta: da gestão das vendas (pedidos e controle de movimentações), passando pelo setor de supply (otimização de compras e gestão de estoque), percorrendo os processos financeiros (conciliações automáticas, pagamentos e consolidação de dados) até chegar ao fechamento contábil. 

Para trabalhar em todas as frentes do negócio, a plataforma conta com mais de 90 parceiros de integração que contribuem para o desenvolvimento de processos inteligentes e que atendem às mais diversas demandas da operação. 

Além dos processos que fazem parte da rotina do negócio, o EVEREST 3.0 oferece uma ampla gama de ferramentas que apoiam a estratégia e a tomada de decisão no backoffice. Entre elas, destacam-se as fichas técnicas, que padronizam a produção e garantem a qualidade da entrega; a engenharia de cardápios, que auxilia na compreensão da rentabilidade dos produtos; a curva ABC, que demonstra o impacto de cada insumo nos custos do negócio; e o monitoramento e controle do CMV (teórico e real), um fator decisivo para o sucesso de qualquer empreendimento no setor de food service. 

Tudo o que o EVEREST 3.0 oferece tem como objetivo, ajudar donos e gestores de restaurantes e construírem um fluxo eficiente de informação, controlando custos operacionais, reduzindo tempo de atendimento, com alta performance e gerando resultados que garantam a manutenção e sucesso do negócio. 

Carlos Drechmer (CEO da ACOM Sistemas) e Eduardo Ferreira (CCO da ACOM Sistemas) 

A empresa atua em mais de 300 grupos do segmento food, contabilizando cerca de dois mil CNPJs espalhados pelo Brasil. Atualmente a maior parte dos seus clientes estão localizados nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, porém a empresa já vem trabalhando em sua expansão para o Norte e Nordeste. Segundo o CCO da empresa, Eduardo Ferreira, “os resultados que temos obtido nos últimos anos, só reforçam o quanto o mercado busca por produtos que estejam alinhados às características dos negócios e do setor. O EVEREST 3.0 vem provando essa teoria, e a cada dia que passa temos mais certeza de que podemos ir mais longe”. 

São inúmeros cases de sucesso e clientes extremamente satisfeitos com o que o EVEREST 3.0 tem feito. Um deles, é o Grupo EME, uma diversificada rede paulista de nove restaurantes, todos liderados pela chef Renata Vanzeto. “Antes de implementar o ERP, o grupo dependia de planilhas Excel, um método que gerava erros e atrasos. Com o EVEREST, a operação se tornou mais precisa e ágil, permitindo, por exemplo, análises em tempo real de fornecedores e ajustes rápidos na precificação dos produtos”, declara a analista de compras do grupo, Luanda Carignato. 

Do Rio Grande do Sul, o grupo de gastronomia Manda Brasa obtém – com sistema de gestão eficiente – segurança, fôlego e tempo para investir na expansão de seus negócios. “[A solução da ACOM Sistemas] proporcionou um alívio no tempo e no trabalho repetitivo, principalmente no fechamento e na auditoria de 35 caixas, que antes exigiam até três pessoas para a realização do ciclo e que agora ocorrem de maneira automatizada, com maior precisão dos dados”, informa o CEO do grupo, Eduardo Biton. 

A Casa Porteña, especializada em gastronomia argentina, com unidades na Grande São Paulo, é outra usuária do ERP EVEREST 3.0. “Percebemos que para atender às demandas crescentes do nosso negócio, especialmente no setor de food service, no qual a eficiência e a integração são fundamentais, era importante contar com uma tecnologia que auxiliasse na gestão de nossas unidades”, afirma o fundador do estabelecimento, Fernando Ludgero. 

Já o chef detentor de estrela Michelin, Jun Sakamoto, possui 4 operações e detalha a importância do EVEREST 3.0 para o sucesso da sua operação. “O sistema cria processos de trabalho, oferece vários indicadores que ajudam a corrigir cada detalhe, como, por exemplo, diminuir o seu CMV. É importante desenhar uma engenharia de produção que entregue qualidade, numa boa velocidade, com bom custo-benefício, sem desperdício de produtos e com baixos custos operacionais. O EVEREST vem contribuindo muito para garantirmos esses objetivos”. 

A satisfação desses e outros clientes da ACOM Sistemas tem feito a foodtech ampliar suas vendas – nesse quesito, no primeiro semestre de 2024, a empresa registrou o melhor resultado de sua história. 

Estes resultados tendem a crescer cada vez mais, considerando que a ACOM Sistemas está em processo de expansão para novos mercados. Para isso, a empresa tem investido no aprimoramento do EVEREST 3.0 e no desenvolvimento de outros produtos importantes para o setor. Seja na automatização do processo de cotação para o time de compras (EverCota), no desenvolvimento de uma plataforma completa de Business Intelligence (Ever.BI), na oferta de cursos e conteúdos voltados para o food service (Academia ACOM), ou, por fim, em soluções que agilizam o processo de apuração contábil para empresas do setor (EverCont). 

Por trás da tecnologia desenvolvida pela ACOM, há uma atenção especial dedicada pela equipe a cada um de seus clientes, considerados únicos. Não é raro que o próprio CEO, Carlos Drechmer, e o CCO, Eduardo Ferreira, observem de perto a operação dos clientes para apurar como as soluções da ACOM têm contribuído para o sucesso dos negócios. 

“Trabalhamos todos os dias para que os clientes tenham a melhor solução, ajudando a conduzir a operação. São mais de 20 anos de uma história repleta de conquistas, mas de grandes desafios, que foram superados, e que nos permitiram estar aqui hoje, contribuindo para o sucesso de tantos negócios. E queremos continuar assim por muitos e muitos anos”, afirma Carlos Drechmer. 

Ficou interessado na transformação que o EVEREST 3.0 pode promover no seu food service? Entre em contato pelo nosso site ou pelo e-mail comercial@acomsistemas.com.br e peça uma demonstração gratuita. Associados ANR possuem um desconto especial de 30% no set up do EVEREST 3.0. 

MAIS INFORMAÇÕES 

Sobre a ACOM Sistemas: https://acomsistemas.com.br/ 

Sobre a EVEREST 3.0: https://everestfood.com.br/ 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo