DestaqueEvents

São Paulo sediará dois grandes eventos para impulsionar o turismo nacional em agosto 

De 21 a 23 de agosto, o setor de turismo brasileiro terá os olhos voltados para a cidade de São Paulo. Durante esses três dias, o Distrito Anhembi receberá simultaneamente dois dos principais eventos do segmento no país: a 9ª edição do Salão Nacional do Turismo e o 2º Feirão do Turismo. A iniciativa, organizada pelo Ministério do Turismo, conta com o apoio da Prefeitura de São Paulo e visa fortalecer o turismo interno e gerar oportunidades de negócios em todo o país. 

A realização conjunta dos dois eventos foi definida em alinhamento entre o ministro do Turismo, Celso Sabino, e o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, com o objetivo de concentrar esforços para atrair o maior número possível de representantes do trade turístico, estados e municípios. A expectativa é gerar visibilidade, fomentar parcerias e estimular as viagens nacionais em períodos de menor demanda. 

“São eventos que vão estimular o turismo interno, especialmente com estratégias para os períodos de menor demanda, garantindo a estabilidade dos serviços ao longo do ano”, afirmou o ministro Celso Sabino. 

Além de impulsionar o turismo como um todo, a movimentação gerada pelos eventos deve impactar diretamente setores como alimentação fora do lar, transporte, hotelaria e entretenimento — criando um ambiente favorável para bares, restaurantes e estabelecimentos gastronômicos, que terão a chance de atrair um público mais amplo, inclusive com ações promocionais ou parcerias estratégicas. 

Destaques do evento: 

  • Salão Nacional do Turismo: com foco na promoção dos destinos brasileiros, o evento contará com estandes dos estados, apresentações culturais, artesanato e gastronomia típica. É uma grande vitrine para mostrar a diversidade do país e suas experiências turísticas. 
  • Feirão do Turismo: voltado ao público final, o evento oferece descontos exclusivos em pacotes de viagem, passagens aéreas e hospedagens. Em 2023, por exemplo, os participantes encontraram diárias com até 45% de desconto e passagens com até 30% de redução

A proposta também inclui a criação de uma plataforma digital unificada, coordenada pelo Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur), que concentrará todas as ofertas do Feirão, facilitando a navegação e acesso dos consumidores. 

Oportunidade para prestadores de serviços turísticos 

Os prestadores de serviços que quiserem participar do 2º Feirão do Turismo precisam estar com o registro ativo no Cadastur, o Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos do Ministério do Turismo. Depois disso, basta entrar em contato com a Secretaria de Turismo do seu estado para verificar as condições de participação. 

Para bares, restaurantes, cafeterias e operações ligadas à gastronomia, esse é o momento ideal para pensar em ações promocionais, menus especiais, experiências locais e parcerias que aproveitem a presença de um público interessado em explorar o Brasil e seus sabores. 

Fonte: FBHA 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo