Na final do mês passado, o GALUNION Rocket: Missão Técnica NRA Show 2024 mergulhou no maior mercado de foodservice do mundo. Segundo a National Restaurant Association (NRA), esse mercado movimentou US$ 1,049 bilhão em 2023, com uma previsão de alcançar US$ 1,106 bilhão em 2024. Esse setor nos Estados Unidos é extremamente dinâmico e continua a encontrar novas oportunidades de crescimento.
Expansão do setor
Para este ano, a NRA espera um crescimento médio de 5,4% no setor de foodservice. Os segmentos de foodservice fora de bares e restaurantes devem crescer 6,2%, enquanto o serviço limitado, incluindo fast food e fast casual, deve crescer 6,0%. Para aproveitar essas oportunidades e enfrentar a falta de aproximadamente 200 mil trabalhadores, o setor está investindo em tecnologia, automação e uma grande variedade de novos sabores para atender melhor os clientes e aumentar as receitas.
Desafios de recrutamento
Simone Galante, CEO da GALUNION, destacou que um dos maiores desafios para os operadores de foodservice é recrutar e reter funcionários, com 88% dos operadores relatando dificuldade em encontrar pessoal qualificado para preencher as vagas disponíveis. Além disso, 45% dos operadores afirmam precisar de mais funcionários para lidar com a demanda crescente dos clientes, enquanto 47% pretendem utilizar mais tecnologia para atender às necessidades dos consumidores. No entanto, Simone alerta que uma implementação inadequada da tecnologia pode prejudicar a qualidade do atendimento.
Reinvenção dos espaços
Em Chicago, a ocupação dos escritórios está em cerca de 60% dos níveis anteriores à pandemia, devido ao aumento do trabalho híbrido. Isso força muitos espaços a se reinventarem, elevando os custos operacionais. As inovações geradas para superar esses desafios podem servir como inspiração para empresas brasileiras.
5 caminhos para o futuro do foodservice
O GALUNION Rocket: Missão Técnica NRA Show 2024 identificou cinco principais direções que as empresas devem considerar para se manterem competitivas e inovadoras:
- Facilidade e conveniência: Operações simplificadas e eficientes são essenciais. Exemplos incluem operações de delivery e take away, como as adotadas por Buffalo Wild Wings e P.F. Chang’s, e menus enxutos como o da Blue Bottle Coffee. A tecnologia, como a solução de pedidos por voz da SoundHound, também desempenha um papel crucial.
- Nutrição equilibrada: A alimentação saudável está em alta, com 45% dos americanos adotando hábitos alimentares mais saudáveis. A tendência é equilibrar saúde física e mental, com alimentos que ofereçam benefícios claros e sejam sustentáveis. Alternativas proteicas e alimentos biofermentados estão em destaque.
- Autenticidade e transparência: Esses valores são fundamentais para os negócios, incluindo a sustentabilidade e a comunicação clara com os clientes. Exemplos incluem métodos tradicionais de preparo e o uso de embaixadores naturais da marca.
- Inovação constante: A inovação deve ser contínua e integrada ao negócio, desde novas bebidas como a água de coco carbonatada até a preferência por leite de aveia em vez de leite de vaca, devido aos benefícios nutricionais e menor impacto ambiental.
- Tecnologia aliada ao toque humano: A tecnologia deve ser usada para auxiliar os funcionários, não substituí-los. Robôs e automação ajudam em tarefas repetitivas, enquanto soluções de atendimento remoto capacitam mais pessoas a atender clientes. Jennifer Bell, CMO da Lettuce Entertain You, ressaltou a importância de usar a tecnologia para melhorar a hospitalidade.
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