No dia 19 de setembro, cerca de 20 entidades representativas do setor de varejo e consumo no Brasil, incluindo a ANR, se uniram para emitir um manifesto conjunto, destacando os riscos associados ao crescimento das empresas de apostas, conhecidas como “bets”, no país. Entre as entidades que assinam o documento estão o Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV) e a Associação Brasileira de Franchising (ABF).
Preocupações com o impacto social e econômico das bets
O manifesto foi divulgado durante o encerramento da edição de 2024 da Latam Retail Show, o principal evento de varejo do País, realizado em São Paulo. No texto, as entidades expressam suas preocupações com os potenciais problemas sociais e econômicos decorrentes da proliferação das bets. Elas destacam questões como o vício em jogos de apostas e o consequente endividamento dos consumidores, problemas que podem se agravar se não forem abordados com seriedade.
Medidas propostas para mitigar os problemas das apostas
Além dos alertas, o manifesto propõe medidas para mitigar esses problemas, como um debate mais amplo sobre os “potenciais problemas sociais” gerados pelas apostas e a regulamentação da comunicação publicitária e dos patrocínios que dão visibilidade a essas empresas. As entidades também fizeram cobranças ao governo, incluindo a necessidade de “impedir de forma imediata o uso do cartão de crédito para pagamento das apostas,” uma proibição que só entrará em vigor em 2025, segundo a regulamentação atual. Além disso, pedem que seja revista a tributação prevista na lei, para que “ela seja mais gravosa na operação de apostas on-line, tanto para a empresa de apostas quanto para o apostador.”
Impactos das bets nos bares e restaurantes
Os impactos das bets não se limitam apenas aos consumidores, mas também têm sido sentidos pelos bares e restaurantes, especialmente no relacionamento com seus funcionários. Segundo Paulo Solmucci Jr., presidente-executivo da ABF, os empregados do setor são um dos públicos consumidores típicos das bets, o que tem levado a problemas como a falta de dinheiro e a solicitação constante de adiantamentos salariais.
Preocupações com a saúde financeira e mental dos funcionários
Fabiana Estrela, diretora-executiva da ABF, compartilhou que a preocupação com a saúde financeira e mental dos funcionários tem sido um tema recorrente entre os associados. O tema tem ganhado destaque nas discussões empresariais, e a ABF está considerando a realização de palestras e campanhas informativas para os funcionários das redes associadas, com o objetivo de conscientizá-los sobre os riscos das apostas.
ANR reforça a importância da conscientização
A ANR, juntamente com as demais entidades, reforça a importância de abordar este tema com a devida atenção, visando proteger tanto os consumidores quanto os trabalhadores do setor de foodservice e varejo.
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