JurídicasNotícias

PUBLICADA LEI QUE ESTABELECE REGRAS PARA AS DARK KITCHENS NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO

INFORMATIVO ANR

PUBLICADA LEI QUE ESTABELECE REGRAS PARA AS DARK KITCHENS NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO

A Prefeitura de São Paulo sancionou a Lei Municipal nº 17.853/2022, que estabelece regras aplicáveis às Dark Kitchens.

Segundo a referida norma, são consideradas Dark Kitchens os estabelecimentos formados por um conjunto de cozinhas industriais utilizadas para produção por diferentes restaurantes e/ou empresas, as quais são destinadas à comercialização por serviço de entrega (delivery), sem consumo local, configurando operação conjunta ou conglomerado de cozinhas.

Importante reforçar que a norma em questão considera como Dark Kitchens apenas a operação conjunta de cozinhas industriais de diferentes restaurantes e/ou empresas, então não estão englobadas nessas novas obrigações as empresas e/ou restaurantes simples que utilizam estabelecimentos com cozinha industrial visando apenas o serviço de delivery, sem consumo no local. Essas empresas, de acordo com a norma, não são consideradas Dark Kitchens.

Contudo, a utilização de operação conjunta de cozinhas industriais por empresas diversas, ainda que pertencentes ao mesmo grupo empresarial, caracteriza a Dark Kitchen, fato que vincula essas empresas ao cumprimento dessa nova norma.

Considerando a regulamentação dessa atividade, agora as Dark Kitchens só podem se instalar em locais determinados como Ind-1b ou Ind-2, que são as zonas industriais definidas pela Lei de Zoneamento de São Paulo (Lei Municipal nº 16.402/2016), dependendo da quantidade de cozinhas existentes ou da área construída computável.

Cada cozinha instalada no local não poderá ocupar área inferior a 12m² e deverá possuir licença sanitária própria.

Além disso, as Dark Kitchens deverão observar as normas ambientais, de acessibilidade, de ocupação de solo e outras questões de zoneamento, como a impossibilidade de utilização do passeio público e a necessidade de instalação de estacionamento próprio, já que as vagas disponíveis na via pública não poderão ser utilizadas para estacionamento e parada de motocicletas, bicicletas e veículos que estejam à espera dos prestadores dos serviços de entrega/retirada de mercadoria.

Essas novas regras entraram em vigor na data da publicação da lei (30/11/2022), mas as Dark Kitchens já existentes podem permanecer no local onde já estão instaladas, desde que, no prazo de 90 (noventa) dias, comprovem a sua adequação às demais disposições da norma.

Elaborado por Fernanda de Almeida Menezes, coordenadora da área de Direito Administrativo/Regulatório de Dias e Pamplona Advogados. Especialista em Direito Processual e Gestão Jurídica pelo IBMEC.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo