Governo de SP atende pleitos da ANR e amplia capacidade e horário de funcionamento de bares e restaurantes
O Governo de São Paulo anunciou nesta quarta-feira, 7, uma nova fase de flexibilização do setor no estado. A partir desta sexta, 9, todo o setor de comércio e serviços, incluindo bares e restaurantes, podem funcionar com até 60% da capacidade e até 23 horas pelo menos até o dia 31 de julho, quando deve ser feita nova avaliação.
As medidas atendem a sucessivos pleitos da ANR ao governo estadual de São Paulo. No último oficio, assinado pelo presidente da ANR, Cristiano Melles, no dia 30 de junho, a ANR reitera seus pedidos de nova flexibilização para amenizar a crise do setor, um dos mais afetados pela pandemia em todo o país.
Diz o documento da ANR: “É imperioso reconhecer que a flexibilização das medidas para o setor é medida que se faz necessária, notadamente ante a redução de ocupação de hospitais (atualmente a ocupação de UTIs está inferior a 70% da capacidade e, quanto às enfermarias, a ocupação é de aproximadamente metade da capacidade). Repita-se que se está diante de um dos setores mais afetados pela crise atual e que está sem fôlego para arcar com encargos trabalhistas, cobranças de concessionárias de serviços públicos e aluguéis, os quais são cobrados religiosamente”.
No mesmo documento, a ANR reivindica também que haja o quanto antes uma previsão de continuidade da flexibilização, caso os indicadores da pandemia continuem a cair no estado. Nesta quarta-feira, a ANR recebeu em primeira mão a informação sobre a nova flexibilização do setor dos assessores do Governo, com quem tem mantido contatos e reuniões permanentes, desde o início da pandemia, para tratar de assuntos de interesse do setor.
Elaborado por ANR – Associação Nacional de Restaurantes.