MercadoNotícias

Setor turístico no Brasil registra crescimento expressivo e gera novas oportunidades 

O turismo no Brasil viveu um mês de maio próspero, com um faturamento de R$ 36,12 bilhões, o maior volume de receitas registrado para o mês desde 2014. O aumento de 8,6% em relação a maio de 2022 e 4% comparado a abril deste ano reflete o fortalecimento do setor.  

De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a previsão é de uma alta de 9,3% em comparação ao ano anterior, sinalizando uma recuperação consistente. 

O retorno dos viajantes aos aeroportos 

Um levantamento da CNC revelou que a média de fluxo de aeronaves nos 10 principais aeroportos do Brasil voltou ao nível observado antes da pandemia, em maio. O Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, e Congonhas, em São Paulo, lideraram o avanço, com aumentos de voos em 49% e 16%, respectivamente. Apesar disso, o Aeroporto Internacional do Galeão, também no Rio de Janeiro, ainda apresentou um fluxo 60% abaixo do período pré-pandemia, indicando uma recuperação em diferentes ritmos pelo país. 

Otimismo no Setor Turístico 

O presidente da CNC, José Roberto Tadros, aponta que o turismo está retomando seu faturamento e influenciando positivamente a economia. A forte demanda pelo turismo interno é impulsionada pela alta nos preços de viagens internacionais e pela oferta de produtos turísticos brasileiros em ascensão. Com um câmbio favorável e infraestrutura voltada para o turismo internacional, o Brasil tem se mostrado uma opção atraente para viajantes estrangeiros. 

Emprego em crescimento 

O setor turístico também está gerando oportunidades de trabalho significativas. Foram criados 9,6 mil postos de trabalho em relação a abril de 2023, e a CNC projeta a geração de 101,6 mil novos empregos no ano. Os serviços culturais e o aluguel de veículos se destacam entre os segmentos que mais contrataram, demonstrando a necessidade de mão de obra especializada no setor. 

Novas Empresas no Mercado Turístico 

O estudo da CNC revelou um ambiente favorável aos negócios turísticos, com um aumento de 10% no número de estabelecimentos turísticos ativos em maio, em comparação ao ano anterior. A expansão dos investimentos estrangeiros na infraestrutura para atender à crescente demanda, tanto do mercado interno quanto de viajantes internacionais, impulsiona esse crescimento. 

Preços no Turismo e a Inflação 

Apesar dos aumentos nos preços no setor de turismo acima da inflação, algumas boas notícias surgem para os consumidores. Enquanto os pacotes turísticos e as hospedagens tiveram aumentos de 10,5% e 15,8%, respectivamente, os custos dos transportes por aplicativo tiveram uma queda de 4,6%. 

Você notou o aquecimento do setor turístico no Brasil? Conte-nos sua opinião sobre as oportunidades que essa retomada traz para o mercado de foodservice.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo