InovaçãoNotícias

Primeira cozinha 100% automatizada é lançada nos EUA

A rede americana de saladas e comida leve Sweetgreen com lojas espalhadas por todos os Estados Unidos acaba de lançar o restaurante com Infinite Kitchen, totalmente automatizada. Com uma adaptação da tecnologia Spyce que adquiriu em 2021, a empresa passou o último ano e meio desenvolvendo o design que a própria companhia chama de “experiência sem atrito”. A máquina dispensa o bowl numa esteira onde os itens selecionados pelo cliente são adicionados e, ao final, sacudidos. A máquina ainda tampa o bowl para que seja entregue ao cliente ou complementado pela equipe de atendimento do restaurante. 

Segundo a Sweetgreen o sistema automatizado é mais rápido e preciso nas medidas e porções. Mas o processo não é feito totalmente sem envolvimento humano. Uma nova posição de trabalho foi criada para esta loja: um host recebe os clientes e os guia pelo processo. Os comensais podem fazer seus pedidos com o próprio host, através dos totens de autoatendimento ou ainda pelo aplicativo, podendo fazê-lo antes mesmo de chegar no restaurante. Depois de preparado pela máquina, uma pessoa adiciona os toques finais como uma pitada de ervas ou uma colherada de avocado. 

O restaurante, localizado em Naperville (Illinois) oferece mercadorias exclusivas e ainda terá um balcão de prova para que clientes possam experimentar certos pratos antes de decidir o que vão pedir. 

A empresa não disse quantos funcionários são necessários na Infinite Kitchen em comparação com os restaurantes tradicionais. No entanto, no final de 2022 a companhia havia dito que esperava cortar os custos trabalhistas pela metade enquanto aumentaria as transferências de cargos e posições com a nova tecnologia.  

“Acreditamos que a automação vai nos permitir elevar a qualidade e integridade da nossa comida enquanto também provê uma experiência mais rápida e conveniente para os nossos consumidores e um trabalho melhor e mais dinâmico para os membros do nosso time. Com a integração da nossa Sweetgreen Infinite Kitchen em nossos restaurantes nós podemos destravar eficiências que nos permitirá crescer mais rápido enquanto escalamos.” – disse Jonathan Neman, CEO e cofundador da marca em uma declaração. 

Já existe previsão de abertura de uma segunda Infinite Kitchen no final deste ano, sem divulgação de onde será. E se as duas unidades forem o sucesso esperado, a companhia planeja implementar a tecnologia nos demais restaurantes ainda no ano que vem. 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo