MercadoNotícias

Resolver a falta de mão de obra na cozinha pode ter soluções que vão além da contratação

A dificuldade de contratação e retenção de mão de obra tem sido assunto recorrente no setor de Foodservice no Brasil e no mundo. As conversas com operadores mostram uma sensação de buraco sem fundo quando a questão é conseguir mais funcionários, especialmente após o sombrio período de pandemia. Mas será que estamos tratando o sintoma ao invés do problema? Claro que existe uma linha de base do número de funcionários, mas existirão outras soluções para os desafios de força de trabalho? 

Importante começar a exercitar um olhar crítico pensando no porquê você precisa de mais gente em sua equipe. O primeiro ponto a ser observado deveria ser o cardápio do seu negócio. Um cardápio muito longo e de preparações elaboradas, por exemplo, pode ser um gargalo na sua operação levando à necessidade de mais funcionários na cozinha. É preciso avaliar a retirada de itens que tenham pouca saída ou margem muito pequena além de otimização de processos. O uso de equipamentos como sous-vide, ingredientes processados como vegetais já cortados e até itens prontos como pães e molhos podem diminuir a carga de trabalho dos funcionários liberando-os para outras funções. 

A simplificação de processos também acaba por diminuir a exigência de um alto nível de formação e experiência dos funcionários sem perder qualidade na entrega final e ainda minimizando riscos de acidentes. Vale fazer a conta entre produzir ou comprar itens além de investir em maquinário que possa melhorar e acelerar processos na cozinha. 

Também é fundamental que em tempos de baixa oferta de mão de obra com alta demanda do setor os operadores busquem tornar seus negócios ambientes de trabalho atrativos. A oferta de benefícios também é uma estratégia que ainda se mostra bastante eficiente. Planos de saúde e dental, vales alimentação, cursos de capacitação ou até graduação para um planejamento de carreira são algumas das opções de benefícios que podem ajudar a atrair e reter talentos. 

Contratar caráter e desenvolver talentos é outra possibilidade de solução para a baixa oferta de mão de obra. Muitas vezes você já tem em seu quadro de funcionários pessoas com as qualidades que busca com relação à dedicação, confiabilidade, pontualidade, etc, mas não necessariamente com habilidades específicas para uma função. Investir na capacitação e qualificação destas pessoas pode ajudar a suprir vagas e ainda estimular o empregado a seguir na sua empresa, enxergando nela uma possibilidade de evolução, uma carreira. 

Aproveite e conte com a ANR e seus parceiros para soluções e benefícios oferecidos aos associados.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo