Prefeitura de SP mantém obrigatoriedade de máscaras até dezembro
A Prefeitura de São Paulo decidiu, mais uma vez, manter a obrigatoriedade da utilização de máscaras de proteção facial contra a Covid-19. A medida deve permanecer em vigor até o início de dezembro.
Segundo as autoridades, a liberação pode ocorrer já no início do mês, a partir do dia 5. Para isso, mais de 95% da população da cidade acima de 12 anos precisa estar vacinada e os índices de contaminação e mortes têm que se manter em queda.
A data segue o cronograma de liberação previsto e divulgado recentemente pelo governo de São Paulo. A proposta, defendida pelo grupo de especialistas que orientam a gestão de João Doria, está condicionada à elevação do índice de pessoas com a vacinação completa (duas doses).
GRANDE ABC E RIO DE JANEIRO
Seguindo a linha da capital paulista, os prefeitos das sete cidades que fazem parte da região do Grande ABC decidiram
manter o uso obrigatório de máscara de proteção, pelo menos, até o fim de 2021. A medida é válida tanto em ambientes abertos quanto fechados em Santo André, São Bernardo do Campo, Diadema, São Caetano do Sul, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra.
O município do Rio de Janeiro foi outro que segurou a liberação das máscaras.
De acordo com o prefeito Eduardo Paes, pode haver um atraso para desobrigar o uso da proteção facial em ambientes fechados. A expectativa é que a cidade chegue, nos próximos dias, a 75% da população com o esquema vacinal completo.
Inicialmente, essa era a marca estabelecida pela Secretaria Municipal de Saúde para uma nova etapa de flexibilização,
mantendo a proteção facial apenas para transportes públicos e hospitais. Lembrando que a utilização da máscara não é mais obrigatória em ambientes abertos na capital carioca.
*Com informações do G1 e da CNN
Foto: Heather Morse – Unsplash