A National Restaurant Association (Associação Nacional de Restaurantes dos Estados Unidos) anunciou os vencedores de seu Kitchen Innovation Awards (Prêmio de Inovação na Cozinha em tradução livre) com 20 equipamentos de última geração. Entre eles, ficou clara a tendência de investimento em equipamentos que ajudem a reduzir trabalho usando robótica e inteligência artificial.
Alguns equipamentos, como uma fritadeira de batatas robótica, além de diminuir o risco de acidentes com humanos, resolver o problema de pouca mão de obra, ainda garante consistência no preparo.
Enquanto no ano anterior havia um foco mais estético, esse ano o investimento em tecnologia foi notório. Enquanto antes foi apresentado um forno combinado onde se tinha a imagem de um frango ao lado do botão onde o funcionário só precisaria apertar o mesmo para preparar um frango, o forno combinado vencedor este ano, o ConvoSense, reconhece o alimento colocado no forno e automaticamente inicia o programa de cozimento correto.
Mas como inovação não se resume à tecnologia, mas solução nova para um antigo problema, alguns itens low-tech também figuraram entre os vencedores. É o caso do UltraRinse da T&S Brass and Bronze Works, um bico de pulverização que se conecta a uma torneira borrifando ao longo de seu comprimento através de diversas aberturas enxaguando de maneira mais fácil e completa alimentos. Para restaurantes que não conseguem investir em robótica, é acessível, economiza tempo e promove sanitização.
Aliás, pelo menos 7 dos premiados seguiam a linha de baixa tecnologia, mas que oferecem economia de tempo e aumento da sanitização. Um deles é o Taylor Hydra Rinse que se encaixa em shakers e os limpa em uma única etapa sem precisar desmontá-los.
Outra tendência notada pelas escolhas é a questão da segurança alimentar com produtos que mantêm o alimento seguro mantendo o controle da temperatura, por exemplo, como a ImmersaFlex, um aparelho que cria uma convecção de água para descongelamento rápido assim como uma estação de refogado que possui dois controles de temperatura para manter os alimentos em temperatura segura na panela até que estejam prontos para o preparo.
Otimização de espaço também foi uma preocupação notada nas escolhas. Um dos exemplos é a lava-louças da Hobart que possui duas prateleiras e cabe embaixo do balcão, desenhada para pequenos espaços.
Sustentabilidade não parece ter sido a preocupação principal, mas redução de lixo e outras preocupações ecológicas até pareciam estar implícitas em diversos itens, mas reduzir trabalho, tempo e espaço se sobressaíram.
Se gostou de conhecer essas novidades, aproveite a Rocket, Missão Técnica da Galunion e confira de perto muito mais na NRA Show, com condições especiais para Associados ANR e lote com valores reduzidos até 31 de março.