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GT-Tec aborda ações da ANR durante a pandemia

Desde o início da pandemia, a ANR tem trabalhado incansavelmente junto a especialistas de diversas frentes a fim desenvolver ações que possam minimizar os impactos da Covid-19 no dia a dia de bares e restaurantes. Grande
parte das iniciativas, principalmente aquelas relacionadas aos protocolos de reabertura foram capitaneadas pelo Grupo de Trabalho Técnico da entidade, o GT-Tec, a fim de ajudar gestores a atender as regulamentações sanitárias
neste período delicado e atípico.

“Elaboramos cartilhas, manuais e outros conteúdos com foco nas boas práticas para a retomada das atividades. Diversos materiais produzidos pela ANR foram compartilhados com as Vigilâncias Sanitárias de todo o país e,
muitas delas, aproveitaram para implementar algumas das medidas sugeridas nessas materiais em seus protocolos estaduais”, afirmou Eliana Alvarenga, consultora técnica da ANR e coordenadora do GT-Tec.

Segundo Eliana, desde o início da pandemia, todos os esforços da associação estão centrados em manter o setor permanentemente atualizado, principalmente os responsáveis técnicos dos estabelecimentos. Até o momento,
a entidade já elaborou documentos e guias sobre prevenção ao novo coronavírus; com dicas para operar o serviço de delivery com segurança; além de manuais tanto para o fechamento das lojas logo no início do isolamento social,
como com os cuidados para a reabertura, após a autorização da retomada em diversos estados. Os objetivos do trabalho são assessorar no cumprimento das regulamentações e aproximar órgãos fiscalizadores e reguladores da realidade dos bares e restaurantes.

“Participamos em dois protocolos do Governo do Estado de São Paulo. Em ambos se discutiu que haveria a necessidade dos setores elaborarem medidas para o funcionamento dos estabelecimentos. A ANR, com a ajuda de
diversos profissionais, produziu um material que serviu como base em outros estados e municípios”, explicou Alberto Lyra, diretor Executivo da ANR. Lyra ainda comentou sobre a produção de uma série de minivídeos com foco educativo sobre o novo coronavírus e sua prevenção e destacou a importância dos diversos Informativos ANR que a entidade produziu durante o período.

O encontro contou com a presença de Karine Mafra, da Firmare Consultoria, que contribuiu com a ANR na produção de seis cartilhas. “O objetivo do projeto foi oferecer uma diretriz de como seria possível conduzir todas as mudanças necessárias para um novo cenário pós-pandemia. Abordamos as informações técnicas sobre o vírus, cuidados com os colaboradores, higiene do ambiente, manipulação de alimento, distribuição e entrega de alimentos e como organizar a documentação do local”, destacou Karine.

O Grupo Tria Consultoria, chefiado por Agnes Curto, também foi um dos parceiros da associação no trabalho para trazer informações sérias e transparentes, não só para os gestores, mas também para os colaboradores da alimentação fora do lar. “Nossa atuação é focada na abordagem humanizada. Produzimos uma cartilha com linguagem simples para que os funcionários entendessem seu papel dentro dos estabelecimentos na luta pela prevenção à Covid-19”, explicou. A Linhas Comunicação, agência da ANR, também atuou como parceira em todos os guias e cartilhas por meio do trabalho de sua equipe de arte.

Selo Safeguard de certificação

Durante a pandemia, a ANR também fechou uma parceria com o Bureau Veritas, empresa líder mundial em Teste, Inspeção e Certificação (TIC), para ofertar aos associados a certificação Safeguard, que comprova que os estabelecimentos estão tomando as devidas precauções para evitar a propagação da Covid-19.

O selo Safeguard atesta por um ano que a empresa adotou todas as medidas preventivas exigidas e específicas para atuar com segurança. Certifica que foram adotadas práticas, como distanciamento social; higiene, limpeza e
desinfecção do espaço físico; práticas de manipulação; armazenamento e preparo de alimentos; equipamentos usados por equipes, como luvas e máscaras; e especificações de cozinha.

“Os selos de boas práticas servem para dar uma garantia ao consumidor de que existe uma preocupação do local com a saúde e a segurança de todos. Para o estabelecimento é uma maneira de atrair o cliente, que provavelmente
optarão pelos restaurantes que seguem as regras e normas estabelecidas pelas legislações vigentes”, concluiu Raquel Bachega, do Bureau Veritas.

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