O governo de São Paulo manteve suas projeções anunciadas na última semana e liberou todo o comércio do estado a funcionar sem restrições de horário e capacidade a partir desta terça-feira (17). Também estão liberados eventos sociais, museus e feiras corporativas, com controle de público e sem aglomerações. A obrigatoriedade do uso da máscara está mantida.
Cada município segue com autonomia para decidir se adere à nova flexibilização do Plano São Paulo. Na contramão do governo estadual, o Consórcio Intermunicipal Grande ABC anunciou que cinco municípios da região decidiram não adotar o fim das restrições ao funcionamento do comércio, são eles: Diadema, Mauá, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra e Santo André. “O objetivo das prefeituras do Grande ABC é conter o avanço da variante Delta em todo o estado e aguardar a ampliação da cobertura da vacinação”, afirmou, em nota, o Consórcio.
Ainda de acordo com o texto, um ofício será enviado ao prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), pedindo que a capital paulista “também acompanhe” a medida adotada pelos cinco municípios da região metropolitana.
*Com informações do G1 e do UOL
Foto: Kevin Grieve – Unsplash