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Desperdício de alimentos: brasileiros lideram ranking global de preocupação e cobram ações de restaurantes 

No Brasil, a preocupação com o desperdício de alimentos nos restaurantes está entre as mais altas do mundo. Segundo o Barômetro da Ticket, 91% dos brasileiros se preocupam com o tema — um índice que coloca o país no topo do ranking global, ao lado da Colômbia. O dado reforça uma tendência crescente entre consumidores e operadores do setor de alimentação fora do lar: a urgência de adotar práticas mais sustentáveis

Consumidores mais atentos e exigentes 

A pesquisa ouviu quase 50 mil trabalhadores e mais de 1.400 restaurantes em 22 países. Além da alta taxa de preocupação com o desperdício, o estudo mostrou que 70% dos brasileiros gostariam de saber quais restaurantes já adotam medidas para reduzir o descarte de alimentos. 

As iniciativas mais valorizadas pelos clientes incluem: 

  • Recipientes para levar para casa alimentos não consumidos (59%); 
  • Porções em tamanhos variados (51%); 
  • Aproveitamento máximo dos ingredientes (37%). 

Esses dados revelam um consumidor mais atento e participativo, que não apenas valoriza boas práticas, como também espera transparência sobre elas. 

A resposta dos restaurantes brasileiros

O levantamento também revela um setor em movimento. Entre os estabelecimentos ouvidos, 78% afirmaram já ter implementado alguma ação contra o desperdício — um percentual acima da média global e próximo dos líderes europeus, como a Suécia (81%). 

Para 59% dos comerciantes brasileiros, adotar práticas sustentáveis ajuda a atrair mais clientes. Além disso, 53% demonstram interesse em participar de workshops e oficinas sobre alimentação saudável e redução de desperdícios, o que mostra uma disposição crescente para inovar e se adaptar às expectativas do público. 

Pequenas ações em relação ao desperdício de alimentos, gera grandes resultados

Se você tem um bar ou restaurante, sabe o quanto cada ingrediente conta no fim do mês. Reduzir o desperdício de alimentos pode parecer um desafio, mas algumas atitudes simples já ajudam — e muito. Usar melhor o que já está na cozinha, controlar o estoque com mais atenção, ajustar porções que costumam sobrar nos pratos e até reaproveitar cascas, talos e sobras em novos preparos são boas práticas que fazem diferença no bolso e no planeta. Sem falar que os clientes também valorizam cada vez mais estabelecimentos comprometidos com o desperdício zero.

E aí, no seu negócio, já tem alguma estratégia para evitar desperdícios?

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