China mantém política de Covid-zero para conter surto no país
Xangai, centro financeiro da China sob lockdown para conter um surto de Covid, registrou nas últimas semanas número recorde de casos sintomáticos da doença, enquanto outras áreas do país endurecem medidas sanitárias para mitigar a disseminação do vírus. Na Zona de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico de Zhengzhou, área de concentração fabril que conta com importantes empresas, foi anunciado um bloqueio de 14 dias, que pode ser estendido de acordo com a situação sanitária. Apenas funcionários autorizados, com testes negativos para a detecção da Covid, poderão deixar a zona econômica neste período. Já no noroeste da China, autoridades da cidade de Xian pediram aos moradores que evitem viagens desnecessárias para fora de seus bairros e incentivaram empresas a autorizarem os funcionários a trabalhar de casa ou, então, dormir nos locais de trabalho.
EUROPA
O Governo espanhol aprovou na última semana o regulamento que elimina o uso obrigatório de máscara em espaços fechados, como bares e restaurantes. O decreto não vale para os centros de saúde e sociais e nos transportes públicos. O novo decreto-lei, que foi publicado no Boletim Oficial do Estado espanhol, põe fim a dois anos de obrigatoriedade de utilização de máscaras de proteção individual em espaços internos no âmbito da pandemia de Covid-19. No entanto, a utilização de máscaras é recomendada quando há multidões e no caso de pessoas vulneráveis à doença.
No Reino Unido, o primeiro-ministro Boris Johnson colocou o país em uma crise constitucional ao violar a lei que ele próprio estabeleceu para impedir reuniões sociais durante a pandemia, efetivamente “destruindo o código ministerial” , afirmou o principal especialista em Constituição britânica na última semana. Peter Hennessy, historiador e membro da câmara alta do parlamento, disse que Johnson se tornou “o grande detrator da decência na vida pública e política nos tempos modernos” depois de ser multado pela polícia por participar de uma reunião social em Downing Street enquanto estavam vigentes inúmeras restrições devido à Covid-1.
*Com informações do portal Folha de S. Paulo e CNN
Foto: Aron Van de Pol – Unsplash