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Anuga Select Brazil 2024: Veja os insights e destaques com curadoria da GALUNION, parceira da ANR 

A edição de 2024 da Anuga Select Brazil, anteriormente conhecida como Anufood Brazil, aconteceu na última semana, consolidando-se como uma das principais feiras de Alimentos & Bebidas das Américas. O evento é considerado como uma vitrine essencial para o varejo, foodservice, e hotelaria, além de ser um palco para lançamentos de produtos nacionais e internacionais. Com a expertise da GALUNION, parceira da ANR, trazemos para você uma curadoria exclusiva dos principais destaques e insights da feira, que podem inspirar e transformar seu negócio. 

Durante o evento, a GALUNION identificou cinco principais insights que estão moldando o mercado de alimentos e bebidas atualmente: 

Todos os caminhos levam à saudabilidade 

Produtos saudáveis dominaram a feira, desde alimentos 100% naturais e orgânicos até opções funcionais e para bem-estar mental. A demanda por alimentos que suportam estilos de vida saudáveis e dietas especiais está mais forte do que nunca. 

Valorização de insumos brasileiros 

A tendência de valorizar ingredientes brasileiros foi ainda mais acentuada na edição de 2024 da Anuga Select Brazil. Produtos elaborados com insumos típicos das diversas regiões do Brasil, especialmente da Amazônia, chamaram a atenção pela originalidade e pela conexão com a cultura local. Ingredientes como jambu, jaca, baru, pequi, e uma variedade de castanhas foram amplamente destacados, mas foram o amendoim e o mel que se destacaram pela versatilidade e presença em vários estandes. 

Segundo a ABICAB (Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas), o setor de amendoim cresce a cada ano – principalmente para exportação -, mas o alimento também vem ganhando presença no dia a dia dos brasileiros, sendo associado cada vez mais ao estilo de vida saudável.   

Já o mel marcou presença em diversos estandes com propostas variadas e inovadoras, tais como o Cajuíra, um melado de caju, a Yra, um hidromel enriquecido com própolis que confere um sabor mais intenso, e a Ka’auy – Elixir do Sono, uma kombucha destinada a promover bem-estar e notável pela sua longa durabilidade de até 12 meses sem necessidade de refrigeração. 

Conveniência  

A conveniência continua a ser um pilar central, com inovações em produtos prontos e de preparo rápido que não comprometem a qualidade. Desde refeições desidratadas até shots matinais, os consumidores buscam opções que se alinhem com suas vidas agitadas mas saudáveis. 

Novos sabores e experiências 

A exploração de novos sabores e a experimentação continuam a ser uma tendência forte, com produtos que desafiam o paladar tradicional e incentivam a descoberta de novas experiências culinárias. 

Sustentabilidade como prioridade 

A sustentabilidade foi um tema prevalente em todo o evento, com muitas empresas destacando suas práticas responsáveis e o impacto positivo de seus produtos no meio ambiente e na sociedade. 

Vegano e vegetariano 

Embora a ênfase em produtos veganos e vegetarianos tenha tinho menos destaque do que em anos anteriores, esses produtos foram incorporados em maior medida aos alimentos com apelo de saudabilidade, indicando uma integração mais ampla dessas opções no mercado principal. 

Se você quer entender mais sobre como essas tendências podem ser aplicadas no seu negócio, confira o conteúdo completo clicando aqui.  

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