Ainda com restrições, países começam a considerar planos de reabertura
Reino Unido: O primeiro-ministro Boris Johnson anunciou na última semana um plano para aliviar gradualmente as restrições impostas devido à pandemia. O lockdown deve ser encerrado em 21 de junho, ao final de um processo de quatro etapas. Segundo o plano de reabertura, bares e restaurantes só voltarão a funcionar, de forma parcial, em 12 de abril. A partir desta data, o atendimento poderá ser feito nas áreas externas, desde que respeitada a “regra de seis”, ou seja, somente seis pessoas poderão se reunir ao mesmo tempo.
França: As autoridades estão estudando algumas formas para a população, mesmo durante a pandemia, voltar aos poucos a normalidade. De acordo com o jornal Le Monde, os governantes admitem alguns cenários, podendo implementar passaporte de vacinação e sistema de QR code para que o público possa ter acesso a restaurantes, bares, cinemas, museus e ginásios.
Portugal: O país completou, na última semana, um mês do segundo lockdown que inclui restrições à circulação de pessoas, suspensão do comércio não essencial e aulas remotas em escolas e universidades. Os resultados são expressivos: o número de casos diários caiu de 16 mil – o recorde no país – para pouco mais de mil. Por enquanto, as medidas mais restritivas seguem vigentes, com bares e restaurantes fechados.
Itália: O governo estenderá as restrições até depois da Páscoa. As autoridades temem que afrouxar as medidas possa levar a uma disparada no número de infectados. Um novo decreto será emitido em breve e espera-se que os horários de funcionamento de bares e restaurantes continuem limitados.
Espanha: O setor de bares e restaurantes é um dos mais prejudicados por conta das medidas de isolamento impostas pela pandemia. O mercado, que representa 6% do PIB espanhol, viu o público desaparecer e os lucros encolherem. O ano de 2020 encerrou com uma perda no faturamento superior a 50% em relação ao ano anterior.
Alemanha: A chanceler Angela Merkel afirmou na última semana que o país enfrenta a terceira onda da pandemia. O governo apresentou um plano para a reabertura, de acordo com o número de novas infecções por 100 mil habitantes, na média móvel de sete dias. Quando o número estiver entre 35 a 10, será permitida a reabertura de todas as áreas comerciais, incluindo restaurantes, com medidas sanitárias.