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Tendências Tecnológicas no Foodservice: O Crescimento das Host Kitchens

Se você gosta de acompanhar notícias e novidades do setor de foodservice, provavelmente já ouviu falar das host kitchens. Essa tendência tecnológica está revolucionando a forma como as refeições são entregues aos consumidores, permitindo a expansão de marcas renomadas de forma ágil e eficiente. Um exemplo é a CloudChef, uma startup fundada por três amigos de faculdade que tem replicado o trabalho de chefs famosos, tornando pratos exclusivos acessíveis a um público mais amplo. 

As host kitchens, também conhecidas como dark kitchens ou cozinhas fantasmas, são centros de produção de alimentos que operam exclusivamente para o delivery. Sem espaço físico destinado ao atendimento presencial, essas cozinhas têm foco total na preparação de refeições para delivery. Essa abordagem inovadora tem se mostrado altamente vantajosa para as marcas, reduzindo custos operacionais e impulsionando a eficiência das entregas. 

Um exemplo claro do impacto das host kitchens na expansão internacional de marcas renomadas é o caso da Applebee’s e IHOP. Essas redes americanas estão chegando ao Japão, Holanda, França e Bélgica, porém, ao invés de investirem na abertura de restaurantes físicos, estão optando por parcerias com host kitchens. Essa estratégia tem sido possível graças à Franklin Junction, uma empresa inovadora que combina marcas de restaurantes com cozinhas anfitriãs e oferece suporte tecnológico para essa operação. 

O primeiro local virtual do Dine com Franklin Junction está programado para abrir no Japão no quarto trimestre. Isso aumentará a presença internacional crescente de ambas as marcas: no final do ano passado, a Applebee’s tinha 109 unidades fora dos EUA, contra 102 no ano anterior, e a IHOP tinha 104, em comparação com 94 em 2021. 

Estamos entusiasmados com este relacionamento com a Franklin Junction, pois abre novas oportunidades para IHOP e Applebee’s nos principais mercados internacionais”, disse Scott Gladstone, presidente de desenvolvimento internacional e corporativo da Dine, em um comunicado. 

No Brasil, a rede de restaurantes Divino Fogão, associada ANR, apostou nas dark kitchens como plano de expansão em 2022 e fechou o ano com 15 operações exclusivas para entregas em domicílio.   

Sem dúvida, esse é um movimento que veio para ficar e promete revolucionar ainda mais o mercado de foodservice nos próximos anos. E você, o que acha desse modelo de negócio?

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