Notícias

São Paulo: Governo flexibiliza o uso da máscara em espaços abertos

Na quarta-feira (09), em coletiva, o governador de São Paulo, João Doria, assinou decreto que libera a utilização de máscaras em ambientes ao ar livre. Com a medida, eventos em locais abertos, como shows ao vivo e jogos de futebol também podem receber 100% de capacidade, mas devem exigir comprovante vacinal na entrada. Por ora, a obrigatoriedade do equipamento de proteção continua valendo em bares, restaurantes, cinemas, teatros, salas de aula, no transporte público e nos demais espaços fechados em que o vírus possa se propagar com facilidade.

Para o governador, a suspensão do uso de máscaras foi possível graças à melhora dos índices epidemiológicos no estado e ao avanço da vacinação. Segundo a secretaria estadual de saúde, atualmente São Paulo conta com 37% de seus leitos de UTI ocupados, enquanto cerca de 90% da população, com mais de 5 anos, está com o ciclo imunológico completo. Segundo Doria, as mudanças de regras não impedem que as pessoas continuem utilizando as máscaras como medida protetiva, mas daqui em diante não será obrigatório fazer uso do equipamento de proteção em espaços arejados.

GRANDE ABC
Seguindo a decisão anunciada pelo Governo de São Paulo, o Consórcio Intermunicipal do Grande ABC decidiu revogar a obrigatoriedade do equipamento de proteção nos municípios. A medida passou a valer na quarta-feira, 9, e abrange eventos sociais e esportivos ao ar livre, que passam a receber 100% da capacidade. O uso da máscara continua obrigatório em ambientes fechados, como shoppings, cinemas e escolas, e para utilização do transporte público.
Segundo Paulo Serra, prefeito de Santo André e presidente do Consórcio, a decisão foi tomada após melhora do quadro epidemiológico na região. Atualmente, o Grande ABC registra 24% de ocupação em seus leitos de UTI.

*Com informações Valor Econômico, UOL e Diário do Grande ABC.

Foto: Victor He – Unsplash

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo