DestaqueNotícias

RJ: Queda de casos faz com que postos de testagem sejam desativados

Em boletim epidemiológico divulgado na quarta-feira (09), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) do Rio de Janeiro mostrou uma redução na taxa de infecção da cidade. Segundo a SMS, a queda justifica a desmobilização gradual dos polos de testagem. De acordo com a pasta, desde a última semana de janeiro tem havido uma diminuição na procura de postos para realização de testes, assim como uma redução da demanda por internações e cuidados da doença. O mesmo acontece com a média móvel de casos: no dia 25 de janeiro houve um pico com 27 mil confirmados. Já na última quarta-feira (9) foram apenas 827 casos.

No estado, a Secretaria Estadual de Saúde anunciou uma queda de 60% em atendimentos por Síndrome Respiratória Aguda Grave em Unidades de Pronto Atendimento e em hospitais locais. No entanto, o secretário de Saúde Estadual, Alexandre Chieppe, alerta para a interiorização da doença devido à estabilização da média móvel no estado. Atualmente, o Rio de Janeiro notifica mais 10 mil casos por dia.

Prefeitura do Rio irá aplicar 4ª dose
Em entrevista coletiva na quarta-feira (09), o secretário municipal de Saúde do Rio de Janeiro confirmou a 4ª dose obrigatória na cidade. A nova vacina será aplicada um ano após a vacinação de reforço (3ª dose). Imunossuprimidos, grupo que teve acesso adiantado às vacinas, podem tomar a 4ª dose após quatro meses da injeção de reforço. Na Capital Fluminense, 72% da população com até 12 anos já tomou ao menos uma dose.

*Com informações UOL e Agência Brasil.

Foto: Mufid Majnun – Unsplash

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo