Prefeitura do Rio de Janeiro prorroga decretos, mas sem restrição de horário para restaurantes
O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, anunciou na última sexta-feira (25), a prorrogação das atuais medidas de restrição na cidade contra a Covid-19. As regras atuais, aplicadas desde o fim de maio, seguem em vigor até o dia 12 de julho. A decisão ocorre em um momento no qual os índices relacionados à contaminação, internações e óbitos continuam altos, mas estáveis.
Para bares, lanchonetes, restaurantes, quiosques da orla e congêneres segue a autorização para consumo apenas para clientes sentados, com distanciamento mínimo de 1,5 m entre cada conjunto composto por mesa e cadeiras, limitado a oito ocupantes. Nas academias, piscinas, centros de treinamento e condicionamento físico estão permitidas as aulas em grupos, com a ocupação dos ambientes limitada a um indivíduo a cada quatro metros quadrados. As atividades comerciais e de prestação de serviços devem respeitar distanciamento físico e ocupação de até 40% em áreas cobertas e 60% nas abertas.
O decreto mantém proibido o funcionamento de boates, danceterias e salões de dança, assim como a realização de festas que necessitem de autorização transitória, em áreas públicas e particulares.