DestaqueNotícias

Prefeitura de SP anuncia isenção de TPU para bares e restaurantes

A Prefeitura de São Paulo anunciou na última quinta-feira (16), a isenção da taxa de TPU para bares e restaurantes que ocupam calçadas. O tema é uma das principais bandeiras do vereador Rodrigo Goulart, presidente da Comissão Extraordinária de Apoio ao Desenvolvimento do Turismo, do Lazer e da Gastronomia na Câmara Municipal de São Paulo, apoiada pela ANR. A novidade se insere no contexto do projeto Ruas SP, também defendido pela entidade.

A taxa era uma exigência para empresas que ocupam calçadas, mas com isenção em 2021 para bares e restaurantes que investiram em parklets. Agora, todos terão isenção em 2022.

APOIO DO MUNICÍPIO
O anúncio da medida foi feito pelo próprio prefeito Ricardo Nunes, que acatou os argumentos do vereador, reforçados pela secretária de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo do município, Aline Cardoso. Segundo o prefeito, o objetivo é fomentar o desenvolvimento econômico do setor, um dos mais prejudicados na pandemia, e incentivar as pessoas a frequentarem os ambientes externos e abertos, onde a transmissão da Covid-19 é menor.

Para Fernando Blower, a Prefeitura mostrou muita sensibilidade com o setor ao liberar a cobrança da taxa. “Nossa recuperação está apenas começando e sabemos que há ainda um longo caminho a percorrer por causa das dívidas que a maioria das empresas acumulou na pandemia. Mas iniciativas como essa certamente ajudam a acelerar o processo”, afirmou.

O anúncio foi feio durante visita a um dos restaurantes do projeto Ruas SP, o Consulado da Bahia, em Pinheiros, zona oeste de São Paulo. Fernando Blower, diretor Executivo da ANR, Rodrigo Alves e Fernando de Paula, diretores da Associação acompanhando o encontro.

*Com informações do G1

Foto: Carlos Aranda – Unsplash

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo