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O mundo (e o foodservice) do futuro

Você e seu negócio estão preparados para o novo mercado?

O mundo muda cada vez mais rápido. A pandemia acelerou processos e levantou questionamentos. O crescimento exponencial dos deliveries e a entrada de restaurantes de perfil mais elitizado mostra que é praticamente impossível voltar atrás quanto às entregas.

Mas essa é só a ponta do iceberg do que está por vir. Como diz o diretor executivo da ANR, “O setor de bares e restaurantes é um espelho da nossa sociedade”, portanto, se a sociedade muda de comportamento, os bares e restaurantes também mudarão.

O relatório de Tendências Food & Tech Trends elaborado pela nossa parceira Galunion, aponta as 5 principais tendências de mercado, tendo como base estudos nacionais e internacionais além das pesquisas realizadas pela Galunion e as realizadas com operadores de _Food Service_ em parceria conosco da ANR e do IFB. São elas:

NetZero

Agricultura regenerativa, alternativas à proteína animal, economia circular, redução da emissão de carbono são algumas das possibilidades que não podem ficar fora das estratégias e planejamento de uma empresa. isso porque Sustentabilidade e ESG (Enviromental Social Governance ou Governança Sócio-ambiental em livre tradução) são temas importantes e recorrentes em diversos setores, incluindo os ligados à alimentação.

Web 3.0

A nova geração de jovens é colaborativa, preocupada com o coletivo, mas não abre mão de ter soluções personalizadas. Com isso, nasce a web 3.0 onde o usuário deixa de ser passivo, passando a ser, também, desenvolvedor e operador, tendo cada vez mais controle sobre seus dados. NFTs e Blockchain são tecnologias fundamentais para o desenvolvimento deste novo ambiente.

Novo Humano

Não parece difícil de enxergar as mudanças da sociedade: um processo de constante mudança, redefinições e fluidez de barreira que estão levando à um consumo mais consciente e sustentável, mais autêntico e colaborativo mas que, em contrapartida, é extremamente personalizado, exigente com qualidade, autônomo, conveniente e aberto à novidades. Ponto de atenção é saber como manter a atenção das novas gerações habituada ao excesso de estímulos sendo um desafio adicional aos negócios de como se tornarem relevantes nos universos físico, digital e misto!

Robôs e automação

Enquanto 35% dos consumidores indicaram que gostariam de consumir em ambientes self-service automáticos, servidos por robôs ou com demonstração de tecnologia, apenas 27% dos operadores de todo país indicaram já ter implementado tecnologia em suas operações e 55% planejam fazê-lo, segundo pesquisas da Galunion com cada um dos perfis.

Hiperpersonalização

Em um cenário onde o consumidor é cada vez mais o centro das ações, a tecnologia, em especial a Inteligência Artificial, pode ser uma importante aliada. Para se ter uma ideia, 85% dos entrevistados pela Galunion para pesquisa com Consumidores, indicam desejar alterar seu pedido do seu jeito. 77% dos consumidores gostariam de receber sugestões de alterações com base em suas escolhas anteriores. E apesar de apenas 29% indicarem participar de programas de fidelidade, 73% desses voltaram a comprar nos 6 meses anteriores justamente pelos benefícios destes programas. Desta forma, é fundamental pensar no uso de tecnologias para auxiliar os estabelecimentos a conhecerem melhor seus clientes, sugerir produtos e serviços desenhados para as suas necessidades além melhorar interações e tempo de resposta com chatbots.

A verdade é que essas tendências já estão aqui, acontecendo. E você, o que está fazendo para fazer parte deste futuro?

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