DestaqueNotícias

Mesmo com data alternativa, Rio descarta Carnaval de Rua em 2022

Em coletiva na terça-feira (1), o secretário municipal da Saúde do Rio de Janeiro, Daniel Soranz, foi taxativo sobre o retorno da folia às vias públicas. Com o reagendamento do Carnaval na Marquês Sapucaí para abril, a expectativa era de que os blocos também voltassem a ganhar as ruas no feriado de Tiradentes (21 de abril), mesma data em que ocorrem os desfiles no município. Mas a negativa veio no mesmo dia em que a Capital Fluminense anunciou um aumento de 181% de casos da Covid em relação a janeiro do ano passado. Apesar disso, o número de óbitos é 1.078% menor em relação a 2021.

Para Alexandre Chieppe, secretário estadual de Saúde, a redução do número de mortes se explica pela baixa mortalidade da variante ômicron e pelo avanço da vacinação no estado. Por outro lado, por ser uma cepa extremamente contagiosa, o Governo do Rio de Janeiro abrirá nos próximos dias 338 leitos hospitalares, dos quais 117 serão de Unidade de Terapia Intensiva e suspenderá as cirurgias eletivas. Além disso, a distribuição de testes rápidos será reforçada em Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de todos os municípios.

No Rio de Janeiro, segundo mapa epidemiológico da Secretária da Saúde, sete das nove regiões aparecem com a bandeira laranja, quando há risco moderado de transmissão do vírus. Já as regiões Noroeste e Baía de Ilha Grande têm a bandeira vermelha, índice que sugere a adoção de novas restrições nos municípios.

*Com informações Poder 360 e G1

Foto: Ferran Feixas – Unsplash

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo