Notícias

Medo de novas ondas persiste, mas países aceleram reaberturas

• Reino Unido: O primeiro-ministro Boris Johnson, disse na última semana que o país pode enfrentar uma nova onda de casos ainda neste ano. Apesar do alerta, Johnson afirmou que os dados atuais sugerem que os planos do governo para reabrir a economia podem continuar avançando. Segundo o cronograma, pubs e restaurantes poderão receber clientes em espaços fechados a partir de 17 de maio.

• Alemanha: O Parlamento aprovou um pacote para tentar frear a disseminação do novo coronavírus. Entre outras ações, a nova lei inclui toques de recolher entre 22h e 5h, limitações para reuniões privadas, práticas de esportes e abertura de lojas. Manifestantes protestaram em Berlim, na última semana, contra as medidas de restrição. Restaurantes, bares e boates continuam fechados. Apesar das restrições mais rígidas, a taxa de infecções por coronavírus aumentou e o país terá lockdown até junho.

• França: Na última semana, as autoridades francesas anunciaram o início de um desconfinamento progressivo a partir de 3 de maio. Até o verão, os recintos culturais e os restaurantes, fechados desde outubro, devem retomar as atividades e as proibições de deslocamento entre províncias também devem ser finalizadas.

• Itália: No início da semana, a Itália passou por uma reabertura gradual de restaurantes e escolas. O projeto de abertura progressiva se baseia em dois pilares: a manutenção de todas as medidas sanitárias, como o distanciamento social e uso de máscara, e o impulso da campanha de vacinação. A decisão do governo representa uma pequena aceleração no calendário de aberturas e marca o início de uma transição para que em maio
outros setores possam abrir. Junto com a reabertura, o governo italiano anunciou um plano de 222 bilhões de euros (mais de R$ 1,4 bilhão) para estimular a economia.

• Espanha: O governo espanhol prolongou até o início de maio o decreto que obriga todos os passageiros procedentes de 12 localidades, incluindo Brasil, Peru, Colômbia e nove países africanos, a cumprir quarentena. A medida foi tomada para tentar conter as novas variantes do coronavírus. Os bares e restaurantes continuam abertos no país, porém estão proibidas as viagens entre regiões.

• Portugal: Na última semana, os restaurantes e cafés puderam abrir com o serviço de mesa no salão, limitado a grupos de quatro pessoas. As medidas valem para quase todo o país, com exceção de dez concelhos. Os estabelecimentos podem receber mais pessoas em suas áreas externas, passando de quatro para seis.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo