Notícias

Medo de novas ondas persiste, mas países aceleram reaberturas

• Reino Unido: O governo descartou a ideia de tornar obrigatória a apresentação de passaportes da vacinação contra a Covid-19 para a entrada em bares e restaurantes no país. A ideia, agora, é que os documentos sejam exigidos apenas em eventos maiores, como shows e feiras. Segundo o cronograma, pubs e restaurantes poderão receber clientes em espaços fechados a partir de 17 de maio.

• Alemanha: O Parlamento aprovou pacote para tentar frear a disseminação do novo coronavírus nos vários estados da Alemanha. Entre outras ações, a nova lei inclui toques de recolher entre 22h e 5h, limitações para reuniões privadas, práticas de esportes e abertura de lojas. A Alemanha terá lockdown até junho depois que as restrições não surtiram efeito na redução de casos de Covid-19.

• França: O país vai autorizar a utilização de áreas abertas de restaurantes e cafés, e a retomada de estabelecimentos comerciais e locais culturais, incluindo museus e cinemas, a partir de 19 de maio. A partir da mesma data, o toque de recolher passará para às 21h. Já em 9 de junho, se estende até às 23h, com a suspensão definitiva em 30 de junho. As restrições de deslocamento, que impedem os franceses de viajarem para mais de 1 km de sua residência, estão suspensas a partir desta segunda, 3 de maio.

• Itália: Na última semana, a Itália passou por uma reabertura gradual de restaurantes e escolas. O projeto de retomada progressiva se baseia em dois pilares: a manutenção de todas as medidas sanitárias, como o distanciamento social e uso de máscara e o impulso da campanha de vacinação.

• Espanha: Um show para 5 mil pessoas realizado no mês passado em Barcelona trouxe resultados animadores. Segundo pesquisadores envolvidos no ensaio, não houve sinais de transmissão do coronavírus durante o evento, que seguiu uma série de protocolos de prevenção à Covid-19. Os bares e restaurantes continuam abertos no país, porém estão proibidas as viagens entre regiões.

• Portugal: Com a estabilização dos contágios, Portugal antecipou em dois dias a última fase de seu plano de saída gradual do confinamento, inicialmente prevista para esta segunda-feira. As restrições de horário de funcionamento dos restaurantes, que nos fins de semana só poderiam abrir até às 13h, deixam de existir. O fechamento deverá acontecer às 22h30 todos os dias, e também vale para teatros e eventos culturais. O número máximo de pessoas permitidas por mesa aumentou para até dez em terraços e seis na área interna. Além disso, os restaurantes só poderão servir bebidas alcoólicas com refeições, e os bares e boates permanecem fechados, sem indicação de quando poderão reabrir.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo