Inovação

Inteligência artificial para atender mais e melhor

Digitalização, automação e autoatendimento já são realidade ao redor do mundo. Mesmo os pequenos negócios já estão na era digital – e podem crescer e aparecer muito mais graças às oportunidades geradas por ela. Se até pouco tempo só se falava nos chatbots, agora o chatGPT toma conta das conversas. 

Aliás, as conversas com Inteligência Artificial estão chegando para dominar. Começou com respostas em texto nos muitos sistemas e aplicativos que já permitem a automação de respostas e o autoatendimento, e o momento é do uso de voz para tal fim.  

Uma cadeia americana de lanchonetes, a Wingstop, tem 30% dos seus pedidos feitos pelo telefone. Buscando atender múltiplas chamadas de uma só vez, diminuir as chamadas em espera e abandonadas e ainda liberando funcionários para outras atividades, a empresa começa a testar um assistente de atendimento virtual da empresa ConverseNow. A IA ainda é capaz de fazer recomendações baseadas no pedido além de falar inglês e espanhol. 

A Wingstop pretende digitalizar 100% das suas transações. As compras digitais representam 60% da receita total do último quarto de ano, mas ainda assim, 30% do volume ainda é oriunda do telefone. 

Cadeias como a Del Taco, Domino’s, Panera, Checkers e Newk’s Eatery também estão usando tecnologias similares não só para o atendimento telefônico como também para as cabines de atendimento drive-thru. 

Aqui no Brasil, vemos sistemas de autoatendimento como os das redes Mc Donald’s e Grupo Trigo, na ANR estamos usando robô de leitura para o nosso boletim ganhar uma versão em áudio e nosso coligado, o SINDRIO usa automação nas respostas de whatsapp. E você, quais as implementações tecnológicas tem usado em seu negócio?  

 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo