Notícias

Impactos da pandemia no food service e o futuro do setor são destaques no Congresso ABIA 2020

A 13a edição do Congresso Internacional de Food Service – ABIA 2020, realizada na última semana, contou com a participação do presidente da ANR, Cristiano Melles. Durante o painel Mercado de food service pós-pandemia, que abriu o evento, ele falou sobre os impactos do novo coronavírus no setor e o futuro da alimentação fora do lar no país.

“Desde o início, focamos em três pilares. O primeiro foi a manutenção do emprego, com a MP 936, em que contamos com o auxílio de outras entidades. Também trabalhamos em cima dos protocolos de reabertura, o que está complicado, uma vez que cada cidade conta com um modelo diferente. E seguiremos olhando para o crédito, apoiando o Pronampe e outras iniciativas similares, essenciais para bares e restaurantes”, afirmou.

Melles também destacou que há uma preocupação do setor em relação a janeiro de 2021. “A MP dos Salários e o decreto de Calamidade Pública vão acabar no fim do ano. A retomada está sendo gradual, mas há uma incerteza grande. Os protocolos estão disfuncionais. Por exemplo, em Belo Horizonte ainda não pode servir bebida alcoólica aos domingos, já no Rio de Janeiro os estabelecimentos estão autorizados a funcionar na madrugada. Estamos tentando, junto ao Poder Público, equalizar as diferenças entre os municípios.”

O presidente da ANR abordou, ainda, o delivery e a relação com os aplicativos de intermediação de entrega. “Mesmo com a reabertura, o ‘boom’ do delivery veio para ficar. Agora, é preciso equilibrar a balança. A maioria dos nossos associados paga para operar o delivery, já que a margem varia de 8% a 10% e a taxa para um estabelecimento estar inserido nos marketplaces está em 25%, aproximadamente”, concluiu.

Paulo Solmucci, presidente da Abrasel, Ely Mizrahi, presidente do Instituto Foodservice Brasil e João Baptista Junior, coordenador do Comitê setorial das redes food service da ABF, também participaram do debate. A mediação
ficou a cargo de Grazielle Parenti, presidente do Conselho da ABIA.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo