Notícias

Governo de SP adia avanço na flexibilização pela terceira vez

O governo de São Paulo adiou pela terceira vez a liberação do funcionamento do comércio até às 22h, programada para ocorrer no início do próximo mês. Com a mudança, o estado permanecerá na atual fase da quarentena, que autoriza lojas, shoppings, academias, salões de beleza e restaurantes a operar até 21h e com capacidade máxima de 40%, até o dia 15 de julho.

Segundo o governador João Doria, a decisão foi tomada conforme orientação do Centro de Contingência da Covid e ocorre em função do aumento no número de casos e mortes pela doença no estado. O governo vem mantendo a fase atual desde o final de maio e sugerindo que ações restritivas sejam feitas pelas prefeituras. Cerca de 125 cidades já determinaram regras mais rígidas do que a proposta da gestão estadual.

A ANR, em reiterados pleitos, defende uma maior flexibilização de horário de funcionamento, permitindo aos restaurantes o pleno funcionamento durante o jantar. Com respeito aos protocolos, é possível conciliar o combate à pandemia com a sustentabilidade das empresas e manutenção dos empregos.

Em Campinas, segue vigente o toque de recolher, com o encerramento das atividades econômicas às 19h. A medida vale para comércio de rua, shoppings, galerias, mercados, supermercados e padarias. As prefeituras de Mogi Guaçu, Mogi Mirim, Itapira e Estiva Gerbi, que dependem da rede hospitalar de Campinas, também endureceram as regras, suspendendo o atendimento presencial no comércio e serviços das 19h às 5h. A medida só não atinge farmácias, postos de combustíveis, serviços médicos e funerários e indústrias. Igrejas e templos religiosos não podem receber público. A venda de bebidas alcoólicas está proibida.

Ao menos 14 municípios vizinhos de Garça, na região de Marília, decidiram adotar medidas mais restritivas para reduzir a pressão sobre o sistema de saúde. Até 5 de julho, as cidades mantêm toque de recolher das 19h às 5h. O consumo de bebidas alcoólicas fica proibido em ruas e espaços públicos.

Na região norte do Estado, onde Franca, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto e Araraquara já restringiram as medidas mais do que o Plano São Paulo, a prefeitura de Votuporanga decretou toque de recolher. As atividades econômicas cessam às 19h e reabrem às 6h.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo