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Gosto da Amazônia reforça sustentabilidade na gastronomia; Pobre Juan participa do projeto em 2022

O pirarucu selvagem é um dos principais símbolos da Amazônia e o seu manejo, realizado há mais de 20 anos por comunidades ribeirinhas e indígenas da região, representa uma das iniciativas mais bem-sucedidas de conservação do meio ambiente e geração de renda para as populações locais. A marca coletiva “Gosto da Amazônia” nasce dessa harmoniosa combinação, com a estratégia de promover a comercialização conjunta do pirarucu selvagem de manejo.

Em 2022, o projeto passa pelas principais cidades do Brasil, proporcionando o encontro da comida tradicional de cada localidade com o sabor e a versatilidade do pirarucu selvagem de manejo sustentável. O objetivo é desenvolver os principais valores defendidos e praticados pelas instituições envolvidas neste processo: a preservação da natureza, comércio justo e transparente e desenvolvimento econômico local e social sustentável.

Após a realização dos Festivais em Belo Horizonte e Recife, a próxima etapa será a viagem de chefs dessas cidades e também de São Paulo para a Amazônia em setembro, a fim de conhecer uma região de manejo do pirarucu selvagem. Entre eles, está Priscila Deus, representando o Pobre Juan, associado ANR, um dos maiores clientes do Gosto da Amazônia.

“Visitaremos a comunidade de São Raimundo, no Médio Juruá, e o grupo poderá vivenciar os impactos ambientais, sociais e econômicos do manejo”, conta Sérgio Abdon, responsável pela área de Promoção, Marketing e Eventos do Gosto da Amazônia.

Foto: Divulgação

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