DestaqueNotícias

Estudo analisa porcentagem de mulheres no comando dos melhores restaurantes do mundo

Uma pesquisa realizada pelo site especializado “Chef’s Pencil” mostra que apenas 6% dos restaurantes considerados os melhores do mundo são comandados por mulheres. No entanto, cerca de 25% de todos os chefs são mulheres. O estudo comparou os dados de 2.286 restaurantes que foram premiados no Guia Michelin – uma das maiores e mais respeitadas publicações do meio gastronômico – com os 100 restaurantes ranqueados na lista da premiação anual “The World’s 50 Best Restaurants”, o Oscar da gastronomia.

Há bastante sobreposição e encontro na avaliação dos dois prêmios: três quartos dos 100 melhores restaurantes do mundo possuem estrelas Michelin. No total, 6,04% dos restaurantes Michelin têm liderança feminina e 6,73% dos 100 melhores tem uma chef.

O site “Grubstreet”, da “New York Magazine”, questionou a confiabilidade de rankings e listas como o 50 Best e o Michelin a respeito de sua lógica paternalista – em que jurados investem em percepções estáticas e viciadas do que é a boa gastronomia, votantes indicam restaurantes de amigos e reforçam o reconhecimento de casas com destinos turísticos internacionais e restaurantes liderados por homens ganham força com base em marketing e prestígio antigo.

*Com informações do Nossa Cozinha do UOL

Foto: Freepik

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo