Eliana Alvarenga, Coordenadora Técnica da ANR, participa de palestra na Ceagesp sobre boas práticas na manipulação de alimentos

Data de publicação: 12 de novembro de 2025
O Curso “A Arte de Preparar, Servir e Degustar Yakissoba” visa ampliar qualidade de vida, higiene alimentar, consumo consciente e inclusão social
A Dra. Eliana, Coordenadora Técnica da ANR, participou recentemente de uma palestra promovida na CEAGESP, com foco na manipulação correta de alimentos, apresentando informações simples, eficazes e práticas para que as refeições preparadas sejam seguras e não coloquem em risco a saúde de quem as consumir.
O evento, intitulado “Importância das Boas Práticas no preparo das refeições” integra o Curso “A Arte de Preparar, Servir e Degustar Yakissoba” e tem como objetivo central elevar a qualidade de vida por meio de cuidados com a qualidade, higiene e limpeza da alimentação. Além disso, o curso busca incentivar o maior consumo de verduras e legumes, contribuindo para o bem-estar físico e mental e para a prevenção de doenças.
Entre os principais propósitos do programa estão:
– Promover responsabilidade socioambiental e cultural, incentivando o consumo responsável e inteligente, o aproveitamento integral dos alimentos e a redução de desperdícios;
– Conscientizar sobre a coleta de lixo reciclado e práticas de sustentabilidade ambiental;
– Fomentar a inclusão social por meio da capacitação culinária e empreendedora, ensinando a preparar e vender Yakissoba direcionado a comunidades vulneráveis, abrindo oportunidades de geração de renda, qualificação profissional e fortalecimento da autoestima.
A iniciativa é voltada para a Comunidade AMC – Associação de Moradores Ceasa – e para as 200 instituições atendidas, incluindo 176 entidades e 19 bancos de alimentos, que atuam junto a pessoas em situação de vulnerabilidade social. O objetivo é ampliar o impacto positivo por meio de capacitação, prática segura de manipulação de alimentos e geração de renda para quem mais precisa.
“Acreditamos que boas práticas na preparação de refeições não são apenas técnicas, mas um hábito que promove saúde, bem-estar e dignidade. Nosso enfoque é simples, prático e acessível para todas as comunidades”, afirmou a Dra. Eliana durante a palestra.



