NotíciasSem categoria

ANR lidera setor de alimentação fora do lar na aprovação da MP da Liberdade Econômica

O presidente Jair Bolsonaro sancionou, na última semana, a MP 881, mais conhecida como MP da Liberdade Econômica. A medida pretende diminuir a burocracia em diversas esferas e facilitar a abertura de empresas, principalmente de micro e pequenos negócios. Para isso, entre outros pontos, flexibiliza algumas regras trabalhistas e elimina a necessidade de alvará para atividades de baixo risco. O presidente da ANR, Cristiano Melles, esteve presente ao evento na última sexta-feira, em Brasília, e liderou o setor nas articulações para a aprovação da lei.

“A conversão da MP é muito importante para o país já que, segundo um estudo da Secretaria de Politica Econômica do Ministério da Economia, deve contribuir para serem gerados nos próximos 10 anos, cerca de 3,7 milhões de empregos e ter um impacto de mais de 7% no PIB”, afirmou Paulo Uebel, Secretário Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia. De acordo com Uebel, a medida ainda irá trazer segurança jurídica e confiança para criar um ambiente mais favorável para geração de emprego, renda e oportunidades.

“Desde o início das discussões sobre o tema estivemos muito envolvidos e engajados, buscando a aprovação da MP. Ela representa um marco para a retomada do crescimento econômico do país e um motor propulsor para que a alimentação fora do lar volte a ter seu protagonismo na economia”, afirmou Melles.

Em junho deste ano, a ANR já havia organizado um encontro em São Paulo com o Secretário Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, Paulo Uebel, para manifestar o apoio da entidade à aprovação da MP 881/2019. Estiveram presentes diretores da entidade, além de representantes da Associação Brasileira de Franchising (ABF). Em carta entregue ao secretário por Cristiano Melles na ocasião, a associação afirmava que a aprovação da MP era de fundamental importância para o país. “Com sua implementação, a roda da economia real do país voltará a funcionar e o setor de alimentação será reativado, voltando a contribuir com significativa parcela do PIB nacional e gerando novos empregos e maior receita tributária”, afirmava o ofício.

Em outras ocasiões, o presidente da ANR também acompanhou o secretário em encontros pelo país sobre o tema e esteve ao lado do deputado federal Jerônimo Goergen, relator da MP da Liberdade Econômica. “Foi um trabalho extremamente importante para o setor de maneira geral e que, felizmente, acaba de render frutos positivos para todos. A MP, somada a outras reformas importantes, como a da Previdência, certamente pode recolocar o Brasil na rota do crescimento econômico, sobretudo pelas garantias claras de livre mercado e a redução de todo o arcabouço regulatório”, afirmou Melles.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo