Notícias

Anvisa apresenta novo modelo de rotulagem dos alimentos

Em debate já há algum tempo, a questão da rotulagem dos alimentos ganhou um novo capítulo.A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a realização de duas novas consultas públicas para colher sugestões da sociedade sobre as propostas de revisão das atuais normas brasileiras de rotulagem nutricional de alimentos.

O modelo apresentado pela Anvisa traz um design em formato de lupa, que deve aparecer na parte superior da embalagem quando o alimento for rico em gorduras saturadas, sódio ou açúcar. O esquema ficou em um meio termo entre o sugerido pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) – que propunha triângulos de advertência para ingredientes críticos, como o adotado no Chile – e o apontado pela Rede Rotulagem, que trazia um desenho baseado em semáforo, indo do verde ao vermelho para alguns nutrientes.

A autorização para a realização das audiências públicas deve ser publicada no Diário Oficial da União (DOU) nos próximos dias. A partir da publicação, os interessados terão 45 dias para enviar suas contribuições. O formulário para envio das sugestões e os detalhes sobre a iniciativa estarão disponíveis no site da Anvisa.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo