Para seguir crescendo e se desenvolvendo de forma sustentável, a alimentação fora do lar tem enfrentado constantes desafios. Acompanhar as transformações sociais e no mercado, se adaptando rapidamente a novos cenários, talvez seja o principal deles. Nesse sentido, a pandemia trouxe grandes aprendizados para o setor, já que acelerou a necessidade de mudanças pautadas pela criatividade e inovação.
O novo momento do food service foi o tema central dos debates realizados pela ANR no palco principal do Conecta Varejo, evento realizado entre os dias 13 e 14 de janeiro, dentro da programação da Rio Innovation Week, uma das maiores feiras de tecnologia do Brasil. Fernando Blower, direto Executivo da entidade, recebeu dois grandes nomes do mercado para discutir as tendências do setor e o futuro do delivery, que teve um crescimento exponencial nos dois últimos anos, em razão das restrições relacionadas à Covid-19.
“É sempre interessante estar próximo de grandes gestores para pensar o mercado. Principalmente em 2022, quando ainda temos algumas incertezas, mas muita esperança de um ano mais tranquilo, que nos possibilite voltar a avançar e a crescer de maneira sustentada e positiva. Talvez nem tudo o que foi discutido nesses dois dias vá se concretizar no presente, mas com uma boa dose otimismo e atuação focada, podemos enxergar este ano
como um recomeço para todos nós”, avaliou Blower.
Promovendo um importante diálogo, o primeiro encontro contou com a presença de Paulo Camargo, presidente da divisão Brasil do McDonald’s e do Instituto Foodservice Brasil (IFB). O tema da conversa esteve centrado
nas visões e tendências, muito pautadas pela agilidade imposta pela pandemia. Segundo Camargo, os últimos meses revelaram grandes desafios, principalmente para adaptar estabelecimentos às novas formas de atender o consumidor de maneira remota. Ainda assim, de acordo com o executivo, os obstáculos apresentados se mostraram também boas oportunidades, trazendo um aprendizado duradouro para os negócios.
Blower também conversou com Carlos Moyses, vice-presidente corporativo do iFood. Os gestores falaram sobre o peso da modalidade para manter bares e restaurantes funcionando e ressaltaram como investimentos em eficiência devem ser um diferencial de negócios daqui em diante. Em um momento de mudanças para as plataformas de delivery, também destacaram a importância da inovação e trouxeram dicas e exemplos para que os restaurantes possam aproveitar ainda mais os benefícios do sistema.
“Foi uma troca muito rica sobre assuntos pertinentes que vão pautar as decisões da alimentação fora do lar pelos próximos meses. Estou certo de que quem conseguiu acompanhar os debates saiu com uma visão muito mais ampla e preparado para os desafios que nos aguardam”, finalizou o diretor Executivo da ANR.
Foto: Michael Browning – Unsplash