iFood realiza segunda edição do maior evento para restaurantes da América Latina

O iFood Move trouxe palestras de Usain Bolt e Hugo Calderano, além de lançar novas soluções tecnológicas para o crescimento dos estabelecimentos e o anúncio de investimento histórico de R$17 bilhões em investimentos diretos no país até março de 2026
Data de publicação: 25 de agosto de 2025
A segunda edição do iFood Move, maior evento para donos de restaurantes da América Latina, reuniu cerca de 12 mil participantes durante os dois dias de programação no São Paulo Expo e marcou um novo capítulo para o setor de alimentação e delivery no Brasil. O evento foi palco do anúncio de um investimento histórico de R$ 17 bilhões que a empresa destinará à operação nacional até março de 2026, com foco em inovação, crédito, marketing e ações voltadas ao crescimento de restaurantes.

Do montante total anunciado pelo presidente do iFood, Diego Barreto, R$6 bilhões serão direcionados exclusivamente à expansão dos estabelecimentos parceiros. “O iFood Move existe para falar de uma coisa: crescimento. Crescimento sustentável. É sobre isso que estamos comprometidos. Fazer o Brasil prosperar junto com os nossos parceiros”, destacou Barreto durante a abertura do evento, reforçando o compromisso da plataforma com o desenvolvimento do ecossistema de food service brasileiro.
Os números apresentados durante o evento justificam o otimismo do setor: Os investimentos feitos pelo iFood no país também têm efeito multiplicador na economia. Pesquisa realizada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), apresentada, durante o evento, revela que o iFood vem se consolidando como motor de desenvolvimento no país. O estudo mede o impacto econômico e social da empresa no país, o chamado Efeito iFood. As atividades do iFood foram responsáveis por 0,64% do PIB brasileiro em 2024, movimentando R$ 140 bilhões em atividade econômica para o país. Em 2023, foram 0,55% e, em 2022, o iFood movimentou 0,53% do PIB nacional.
Esse desempenho superior foi um dos argumentos utilizados pelo COO da empresa, Bruno Henriques, para apresentar cinco novas iniciativas tecnológicas: Turbo iFood, Hits iFood, Saldo do iFood, Cartão iFood Pago e Totem iFood Salão. As soluções prometem ampliar o tráfego de clientes, melhorar a gestão dos estabelecimentos e oferecer acesso facilitado a crédito e visibilidade.
O Turbo iFood utiliza uma estratégia de logística inteligente, alocando entregadores nas proximidades dos pontos de origem e destino curtos para otimizar trajetos, mantendo eficiência e segurança, sem alterar os métodos operacionais. O entregador não é informado se o pedido é Turbo, evitando qualquer pressão por agilidade. A operação respeita os métodos de trabalho já adotados e, em caso de falhas na promessa de tempo ao cliente, o iFood cobre eventuais perdas, sem impacto financeiro ou na conta do entregador. Os clientes conseguem pedir pela modalidade em estabelecimentos localizados em um raio de até 3 km para pedidos de restaurantes e 2 km para as demais categorias.
A programação do evento contou com a participação de dois grandes nomes do esporte mundial que trouxeram lições de excelência para o mundo dos negócios. Usain Bolt, ex-velocista jamaicano detentor de oito medalhas olímpicas e 11 medalhas de ouro em Campeonatos Mundiais, compartilhou sua experiência como empreendedor no setor de restaurantes. Aos 38 anos, Bolt é proprietário da rede de restaurantes Usain Bolt Tracks and Records na Jamaica e investe em negócios imobiliários, planejando se aposentar completamente aos 45 anos.

Hugo Calderano, mesatenista brasileiro e primeiro atleta das Américas a conquistar uma Copa do Mundo de Tênis de Mesa, encerrou a programação principal falando sobre excelência e inovação. Com uma sequência de 26 vitórias consecutivas e quatro títulos na temporada de 2025, Calderano dedicou seu sucesso à coragem de ser diferente: “Nunca tive medo de ser diferente. Tenho um estilo de jogo agressivo, buscando sempre o ataque. Muitas vezes fui criticado por isso, mas sabia que se quisesse chegar no topo, tinha que seguir um caminho diferente”.
Além de grandes nomes presentes, os cases formaram um capítulo à parte evidenciando os desafios do empreendedorismo brasileiro. Tiveram vários cases apresentados, que utilizaram da nossa diversificação do portfólio como estratégia de crescimento no delivery. A programação também trouxe insights valiosos sobre tendências do food service, alertando sobre a importância de entender as novas tendências do mercado de forma contextualizada para cada negócio.
A excelência brasileira na gastronomia também foi representada, com cenários que explicaram como a identificação em comunidades moldam as trajetórias de sucesso. O conceito de hospitalidade também ganhou destaque como acolhimento como diferencial estratégico, incluindo o conceito japonês de omotenashi.
O papel da tecnologia e inteligência artificial na transformação das operações dos restaurantes foi amplamente discutido, com Paula Ritto, vice-presidente de Crescimento do iFood, destacando que “marketing de performance é só um pedaço da estratégia. Agora é importante gerar experiência”, reforçando a necessidade de criar vínculos duradouros com o consumidor.
Falando em vínculos, o painel que reuniu Uber, Decolar, Sympla e iFood evidenciou a sinergia entre plataformas digitais pode ser uma das chaves para ampliar o fluxo de consumidores, criar valor para os usuários e alavancar o crescimento de negócios em diferentes setores. O tema foi debatido no painel “Ecossistema que Leva ao Crescimento”. O encontro reuniu os CEOs das quatro empresas líderes em mobilidade, turismo, delivery e entretenimento que hoje atuam como parceiras em iniciativas voltadas à oferta de serviços em conjunto e inteligência de dados.
O evento também abordou questões estruturais do setor, que reúne mais de 1,5 milhão de CNPJs ativos e emprega cerca de 5 milhões de trabalhadores formais e informais em todo o país. Foram discutidas soluções como a desoneração da folha de pagamento e investimentos em qualificação profissional para enfrentar desafios como sazonalidade da demanda e complexidade da cadeia de fornecedores.
Com investimentos bilionários anunciados, novas ferramentas tecnológicas e uma programação que combinou inspiração e conhecimento técnico, o iFood Move 2025 consolidou-se como plataforma essencial para o desenvolvimento do setor de alimentação fora do lar, sinalizando um futuro promissor para o crescimento sustentável dos restaurantes brasileiros.



