DestaqueNotícias

Mesmo sob a alta da inflação, bares e restaurantes do Rio recuperam metade das vagas de emprego perdidas na pandemia

Apesar do segmento de Food Service ter sido um dos mais atingidos pelas restrições sanitárias durante o surto de Covid-19, o setor vem apresentando números positivos desde a flexibilização das medidas de contenção e a retomada do consumo no Rio. Segundo estimativa do Sindicato de Bares e Restaurantes do Rio de Janeiro (SindRio), entidade parceira da ANR, de 2021 para cá, a cidade viu a abertura ou reabertura de 500 estabelecimentos, um quarto do total de negócios fechados ao longo da pandemia.

De acordo com Fernando Blower, presidente do SindRio e diretor-executivo da ANR, o setor recuperou metade das vagas de emprego perdidas durante o estado de calamidade. Ou seja, com o retorno do movimento em bares e restaurantes foram criados cerca de 15 mil postos de trabalho. Segundo Blower, a recuperação da economia ocorre ao mesmo tempo em que os impactos da inflação no preço de alimentos, insumos e combustíveis ainda trazem receio para empresários e microempreendedores.

Essa também é a avaliação de João Gomes, diretor executivo do Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFEC RJ). Segundo ele, o avanço da vacinação em conjunto com a retomada dos hábitos e da confiança da pré-pandemia proporcionaram um saldo positivo de vagas com carteira assinada. Um demonstrativo dessa recuperação foi o próprio setor de bares e restaurantes que, entre dezembro e fevereiro deste ano, criou cerca de 2 mil novos empregos, um dos melhores da categoria.

*Com informações de O Globo

Foto: Freepik

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo