Rio de Janeiro tem segundo ano consecutivo sem Carnaval de rua
Na terça-feira (4), o prefeito Eduardo Paes anunciou o cancelamento da folia nas ruas do Rio de Janeiro em 2022. A decisão foi tomada após reunião do prefeito com representantes dos blocos de rua do município, que recusaram a alternativa de levar a festa para um lugar fechado na cidade. Segundo a Subsecretaria do Estado de
Cultura e Economia Criativa, a suspensão das festividades faz com que deixe de circular R$ 2,2 bilhões na cidade.
Por ora, a prefeitura garante que haverá desfile na Marquês de Sapucaí, sambódromo da cidade, em fevereiro. A ideia de Paes é adaptar os protocolos sanitários de estádios para a festa, exigindo que foliões apresentem o passaporte da vacina para entrada no evento.
No dia 16 de dezembro, o prefeito anunciou um investimento de R$ 1,5 milhão para cada agremiação que participa do desfile do Grupo Especial. Atualmente, 12 escolas fazem parte da elite do Carnaval carioca. Mesmo com mais de 94% da população com o esquema vacinal completo, a Capital Fluminense vive um surto de influenza, onde já foram diagnosticados mais de 21 mil casos de gripe comum.
Na cidade, há uma explosão de casos de Covid desde o Natal, com 98,1% dos novos casos da variante ômicron, mais contagiosa, mas menos letal do que as demais. A capital conta com 13% de seus leitos ocupados nas últimas semanas. No estado, pelo menos sete municípios cancelaram a folia em 2022.
*Com informações CNN e G1
Foto: Jonathan Borba – Unsplash