Notícias

Construção conjunta – Terceiro Painel do ENCOVISAS

A alimentação fora do lar está em constante transformação, acompanhando de perto as mudanças no comportamento dos consumidores e as alterações do mercado. O impacto desse contexto no dia a dia dos estabelecimentos, principalmente em um cenário de pandemia, foi o tema do terceiro painel do ENCOVISAS. “A Covid-19 nos fez refletir sobre as práticas de trabalho e sobre a forma mais efetiva de atuar na proteção da população. Foi algo realmente desafiador”, afirmou Isabel de Lelis Andrade Morais, diretora Técnica da CVS São Paulo, na abertura das apresentações. “Trabalhamos efetivamente nos protocolos, na construção dos critérios, na adaptação dos ambientes, entre outros pontos. Tudo isso foi uma possibilidade de atuarmos em conjunto com o setor regulado”, disse a especialista.

Isabel também discorreu sobre a Lei Federal 14.016, publicada em junho de 2020, sobre o combate ao desperdício e a doação de excedentes de alimentos para o consumo humano. “É uma lei que trouxe a possibilidade de refletir a respeito dos critérios técnicos adequados que possam permitir que a doação aconteça. A segurança alimentar pode ser construída com todos colaborando como uma grande rede. Sempre por meio de aspectos técnicos e critérios claros para que, assim, a população possa ser atendida nesse momento em que ela se encontra tão fragilizada”, concluiu.

Gilmara Sodré Macedo, coordenadora da Vigilância Sanitária de Salvador, reforçou as perdas da pandemia, especialmente para o setor de alimentação fora do lar. Segundo ela, a Covid-19 também foi um grande desafio para a vigilância sanitária. “Pautamos nossas ações focando no bem-estar da população como um todo, sempre de acordo com as legislações federais, estaduais e municipais. Ressalto a publicação da Lei Municipal 9.601, de setembro de 2021. Ela institui o programa de retomada do setor cultural e uma das consequências disso foi o aquecimento do setor de alimentação, visto que a capital baiana é uma cidade predominantemente turística”, pontuou.

Do ponto de vista do setor regulado, o período foi de muito aprendizado e construção conjunta. Natalie Madaleno, gerente de Qualidade do Outback, Abbraccio e Aussie Grill compartilhou as experiências da empresa, principalmente na abertura de novas oportunidades de negócio. “No Outback, temos um total de 111 deliveries diretos. Em relação ao Abbracio, são 13, sendo 12 restaurantes físicos e uma dark kitchen. Em março do ano passado, a gente não tinha nem metade desse número. Era, na verdade, um projeto de longo prazo”, contou.

Com os fechamentos para atendimento ao público, a companhia acelerou o processo de expansão do delivery, muito por conta da demanda. “Foi um momento de grande aprendizado, tanto para nós quanto para o mercado. Fizemos, de maneira muito rápida, uma série de treinamentos virtuais para viabilizar esse crescimento em um curto período”, lembrou.

Alexandre Panov Momesso, diretor Técnico da Sanity, foi o responsável por encerrar o painel com o otimismo de que crises como a pandemia geram oportunidades que devem se descortinar pelos próximos meses. Para o executivo, por motivos óbvios, os consumidores passaram olhar com ainda mais carinho para a saudabilidade. “Difícil extrair algo bom da pandemia, mas essa exigência maior do cliente é um legado que pode ser explorado.”

Outra demanda do consumidor, segundo Momesso, envolve um atendimento mais personalizado. “Ele quer saber de fato quem está fornecendo o alimento. Por conta disso, aumentou a busca por informações, não só a respeito da origem, mas também a respeito da operação como um todo”, informou. Para ele, é preciso ter um olhar técnico em relação a isso. A responsabilidade de quem fabrica e coloca a marca em um alimento não para quando a comida é entregue. “Muitos pontos ligados ao cuidado com os alimentos já vinham sendo trabalhados e sabíamos da necessidade e da importância deles, mas isso ficou ainda mais evidente. Devemos aprender com isso e não esperar uma crise para gerar uma determinada oportunidade. É a ação em detrimento da reação”, finalizou.

Foto: Jezael Melgoza – Unsplash

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo