Notícias

Rio decreta toque de recolher e restrições a bares contra avanço da Covid-19

A Prefeitura do Rio de Janeiro também anunciou novas medidas para tentar combater o avanço da Covid-19. Em decreto publicado no Diário Oficial, fica proibida a permanência (mas não a circulação) em ruas e espaços públicos no horário entre 23h e 5h. As restrições começaram na sexta, 5, e têm validade de uma semana. Depois disso, serão reavaliadas.

Nesse período, bares e restaurantes só poderão funcionar entre 6h e 17h, com 40% de ocupação. O mesmo vale para as praças de alimentação de shoppings centers. Quiosques e boates estão proibidos de funcionar. No último sábado (6), o TJ-RJ (Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro) derrubou uma liminar concedida em primeira instância e manteve a validade do decreto do prefeito do Rio, Eduardo Paes (DEM), que proibia o funcionamento de bares e restaurantes depois das 17h.

A decisão foi tomada pelo presidente do TJ-RJ, desembargador Henrique Carlos de Andrade Figueira. Além disso, há uma semana, a prefeitura do Rio informou que caiu de seis para três o número de regiões com risco alto para a doença: Copacabana, Lagoa e Rocinha – todas na zona sul. As outras 30 regiões da capital fluminense estão com risco moderado.

Para o SindRio, as novas medidas restritivas foram anunciadas sem o devido prazo para adequação, o que inviabiliza o funcionamento de muitos negócios. “Os estabelecimentos de alimentação fora do lar da capital carioca serão acometidos com ainda mais demissões e fechamentos. Como representante de milhares de comerciantes que
ainda sobrevivem a duras penas e querem acreditar no Rio, o SindRio espera que a Prefeitura tenha sensibilidade social e flexibilize o decreto o quanto antes, reafirmando nosso compromisso com respeito aos protocolos sanitários e à vida”, afirmou em nota.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo