Com a correria do dia a dia, a praticidade e conveniência de receber os alimentos em casa têm conquistado cada vez mais consumidores. Segundo dados da última pesquisa realizada pela GALUNION com consumidores, 80% das pessoas fazem pedidos por delivery ou take away. Esse hábito se mostra ainda mais presente na classe A, onde 94% dos indivíduos adotam essa prática, em comparação com 71% na classe C. Além disso, a maior parcela de consumidores está entre18 e 38 anos (83%), e os maiores de 39 anos (75%).
Nesse contexto, é fundamental estar atento às tendências do delivery para manter a lucratividade do seu negócio. Além de encontrar novas oportunidades para empreender, estar atualizado sobre essas tendências possibilita a identificação de possíveis inovações no cardápio, nas embalagens e a oferta de uma experiência diferenciada ao consumidor.
A GALUNION em parceria com o Ifood para Parceiros selecionou 5 tendências em delivery que os donos de bares e restaurantes precisam conhecer.
- Q-commerce: O Comércio Rápido para Suprir Necessidades
A tendência do Q-commerce, ou comércio rápido, surge para atender a uma série de necessidades que acompanham o novo estilo de vida dos consumidores. Com conceitos como conveniência, eficiência, praticidade, facilidade, rapidez, qualidade, frescor e custo mais baixo, essa tendência traz novos desafios para os negócios. Aqueles que conseguirem entregar variedade, experiência, rapidez e agilidade aos consumidores se destacarão em um ambiente competitivo.
Um dado interessante é que 80% dos consumidores aumentariam a frequência de seus pedidos por delivery caso a entrega fosse realizada em até 25 minutos. Além disso, a necessidade de multicanalidade é outra tendência relevante, ou seja, é preciso estar presente onde o cliente está, em diferentes formatos e canais.
- O Sabor é Rei: Produtos Protagonistas e Exclusivos
Nada substitui o sabor e a indulgência na experiência gastronômica. Porém, é importante que o sabor seja proprietário e exclusivo da marca, especialmente no Q-commerce e no delivery. Investir em produtos protagonistas, que sejam diretamente associados à marca, como o famoso “Ribs on the Barbie” do Outback, é uma estratégia eficaz. Além disso, é fundamental garantir que esses produtos sejam seguros para o transporte e que possam ser customizados para cada ocasião.
- Snacking + Novo Comfort Food: A Nova Cultura de Petiscar
A tendência do snacking está relacionada ao delivery, já que a ultra conveniência e consolidação dos trabalhos remotos levaram a novos e mais frequentes momentos de consumo. Agora, é comum petiscar a qualquer momento do dia (snacking) e muitas marcas já estão oferecendo opções diferenciadas de snacks, além do brunch, que também tem se mostrado um movimento crescente e interessante.
Por outro lado, a tendência do novo comfort food está relacionada ao fenômeno da cultura do conforto. Oferecer pratos que tragam alívio e familiaridade por meio da nostalgia é uma forma de diferenciação no mercado. A fusão e releitura de sabores de outras culturas, como os bowls, têm sido populares pela conexão emocional com os consumidores.
- Indulgência Permissiva: Equilíbrio entre Prazer e Saúde
Produtos indulgentes, especialmente no delivery, são adorados pelos consumidores. No entanto, a tendência da indulgência permissiva nos remete ao pensamento de “comer sem culpa”, na busca do equilíbrio entre prazer e saúde, atendendo às duas necessidades atuais dos consumidores. Essa tendência se traduz de forma prática em opções que possuam:
- Superalimentos e ingredientes funcionais;
- Porções reduzidas para consumo consciente;
- Menos calorias para auxiliar em dietas de redução de peso;
- Alimentos “reais” com poucos e reconhecíveis ingredientes.
- Consumidor Protagonista: A Personalização na Experiência
A personalização é uma tendência em crescimento no foodservice, e o delivery não fica de fora. Segundo pesquisa da GALUNION, 85% dos consumidores desejam alterar ou personalizar seus pedidos, e 77% gostariam de receber sugestões de alterações com base em suas escolhas anteriores.
O consumidor é cada vez mais protagonista e demanda poder de decisão em relação ao produto. As marcas devem entender como a experiência durante a compra pode atender a essa necessidade, sendo transparentes com o produto e fornecendo informações para facilitar as escolhas do cliente.
É hora de refletir sobre as oportunidades e aplicar as tendências para o sucesso do seu negócio.